Detalhes do Relatório de Bugs

    From The Document Foundation Wiki
    < QA‎ | BSA‎ | BugReport Details(Redirected from BugReport Details/pt-br)

    As seguintes dicas o ajudarão a usar as várias opções e entradas do Bugzilla de forma correta. Por favor, também veja as dicas do reporte de erros!

    Guia de seleção

    Versão

    Por favor, utilize a lista de versão (Version Picker) para escolher a primeira versão onde você observou o problema que está reportando.

    Se a versão do seu LibreOffice não está disponível no "Version Picker", por favor, adicione esta informação na linha de sumário como ''[dev300m103]'' junto com unspecified no "Version Picker"! Você pode encontrar versões que não existem ainda. Informações referentes à última versão podem ser encontradas aqui.

    Para reportes referentes à LibreOffice Portable, por favor, proceda da mesma forma. Para a versão atual do LibreOffice Portable 3.3.0 inicie a linha de sumário com "[Portable 3.3.0]" junto com unspecified no "Version Picker".

    Componentes

    Selecione um componente apropriado para seu reporte. Quando você encontrar um problema, por favor, sempre verifique se somente a aplicação aonde encontrou foi afetada ou se é um problema geral para todos (ou pelo menos em algumas) aplicações do LibreOffice.

    BASIC

    Para todos os problemas relacionados com Macros, BASIC, IDE.

    Chart

    Para todos os problemas relacionados com gráficos de dados, usados em planilhas de cálculo ou em outros componentes.

    contrib

    Use este componente se deseja contribuir com ferramentas, modelos ou coisas similares para o LibreOffice.

    Exemplo: tdf#31064 -  (templates_de) German templates for LibreOffice
    

    Database

    Para todos os problemas relacionados com a aplicação de bases de dados, se aplicável, por favor use uma das seguintes palavras-chave (key words) no resumo (Summary) para uma especificação mais detalhada: EDITING, FILEOPEN, FILESAVE.

    Documentation

    Problemas com Manuais, Guia do Usuário, pacotes de ajuda localizados. Se você reportar um bug no Wiki de Ajuda, por favor, sempre contribua com a URL da página de Ajuda afetada e use a palavra-chave WIKIHELP na linha de assunto.

    Outras palavras-chave para a linha de assunto:

    • XX LOCALHELP para pacotes de Ajuda localizada, onde XX é seu código do país (BR' para Brasil).
    • Palavra-chave ONLINEHELP não seria usada porque este termo é ambíguo.

    Drawing

    Para todos os problemas relacionados à aplicação de desenhos vetoriais e bitmaps. Se aplicável, por favor, use uma das seguintes palavras-chave (key words) no resumo (Summary) para uma especificação mais detalhada: EDITING, FILEOPEN, FILESAVE, FORMATTING, PRINTING, UI, VIEWING.

    Extensions

    (Rascunho, atualmente este Componente não existe no Bugzilla). Enquanto não tivermos uma solução definitiva, por favor, use a palavra-chave EXTENSION na linha de título!). Para todos os problemas relacionados a uma extensão específica ou ao geral, como instalação. Se aplicável, por favor, use uma das seguintes palavras-chave (key words) no resumo (Summary) para uma especificação mais detalhada: EDITING, FILEOPEN, FILESAVE, INSTALLATION, PRINTING, UI, WWW.

    Formula editor

    Para todos os problemas com o editor de fórmulas.

    Installation

    Para todos os problemas relacionados com a instalação do LibreOffice. Use este componente se não pode instalar ou se o programa não funciona como esperado depois de instalado e se tem suspeitas de que o problema é resultado de uma instalação defeituosa. Se o problema somente é visível para uma versão em um idioma particular, por favor, selecione a palavra-chave l10n.

    LibreOffice

    Se você não encontrar o componente apropriado.

    Linguistic Component

    Para problemas com a correção ortográfica, hifenização ou gramatical. Por favor, não use este componente se o problema afeta somente a um idioma em particular.

    Localization

    Para todos os problemas relacionados com um idioma em particular do LibreOffice. Alternativamente, você pode usar um dos outros componentes e definir a palavra-chave l10n.

    PDF export

    Para problemas gerais com a opção de exportar para PDF que não estão limitados a uma única aplicação (como WRITER o CALC).

    Presentation

    Para todos os problemas relacionados a aplicação de apresentações. Se aplicável, por favor, use uma das seguintes palavras-chave (key words) no resumo (Summary) para uma especificação mais detalhada: CONFIGURATION, EDITING, FILEOPEN, FILESAVE, FORMATTING, PRINTING, UI, VIEWING.

    Spreadsheet

    Para problemas referentes a aplicação de planilhas de cálculo. Se aplicável, por favor, use uma das seguintes palavras-chave (key words) no resumo (Summary) para uma especificação mais detalhada: CONFIGURATION, EDITING, FILEOPEN, FILESAVE, FORMATTING, PRINTING, UI, VIEWING.

    UI

    Para problemas referentes à interface do usuário. Você também poderia usar este componente se o seu problema afeta mais que uma aplicação ou se não pode decidir qual é o componente correto a usar.

    WRITER

    Para todos os problemas referentes ao processador de textos, incluindo o editor HTML. Se aplicável, por favor, use uma das seguintes palavras-chave (key words) no resumo (Summary) para uma especificação mais detalhada: CONFIGURATION, EDITING, FILEOPEN, FILESAVE, FORMATTING, PRINTING, UI, VIEWING.

    WWW

    Para problemas referentes ao portal web (links errados, por exemplo), ao sistema de reporte de erros, descarga do programa, espelhos que não respondem ou estão incompletos, listas de correio... Se aplicável, por favor, use uma das seguintes palavras-chave (key words) no resumo (Summary) para uma especificação mais detalhada: BUGZILLA, TDF Site General, WIKI, MIRROR.

    Dicas gerais

    Por favor, não misture as palavras-chave acima para a linha de assunto com as palavras-chave na seleção no Bugzilla.

    Initial state

    Em concordância com as dicas do Bugzilla do FreeDesktop, por favor, use UNCONFIRMED se você não está completamente certo que realmente encontrou um problema geral e que não está limitado ao seu PC, que ele não tenha sido devidamente reportado, ou que é um erro verdadeiro e não uma característica...
    Por favor, também use UNCONFIRMED se somente pode relatar o efeito do problema sem nenhuma informação adicional. É realmente importante liberar aos desenvolvedores destas buscas básicas. Por tanto, um extremadamente conservador UNCONFIRMED é geralmente melhor que un precipitado NEW.
    Um exemplo de reporte de erro que é melhor que mantenha um UNCONFIRMED como initial state é o tdf#31754. Note quanta informação foi obtida adicionalmente ao reporte original.
    Reportes com o status de UNCONFIRMED serão revisados por outras pessoas e, se o problema é reproduzível, o status será definido para NEW.
    Se você não puder reproduzir o problema, embora tenha testado em uma configuração idêntica do sistema como a pessoa que reportou e tem uma séria suspeita de que o status atual NEW está incorreto (por exemplo, porque não existe um erro real, somente um erro do usuário), pode adicionar [UNCONFIRMED] ao Witheboard (ver a continuação).

    Whiteboard

    Aqui é possível deixar um breve comentário temporal. As seguintes frases padrão são usadas frequentemente:

    • UNCONFIRMED
    Se não pode reproduzir um problema, mesmo tendo uma configuração de sistema idêntica do reporte original.
    • CONFIRMED
    • Infoprovider
    pode ser usada junto com a palavra-chave no campo NEEDINFO. Insira uma frase mais o nome do usuário ou e-mail de quem contribuiria com informação adicional.
    • Target:
      • Por favor, não defina nenhum alvo (target) sem a confirmação de um desenvolvedor!
      • Os desenvolvedores podem deixar informações relacionados a versão alvo aonde eles esperam que a correção seja integrada a compilação pública.