Marketing

    From The Document Foundation Wiki

    Política para o Licenciamento e Atribuição de Direitos Autorais

    Princípios Gerais

    O LibreOffice tem tudo a ver com a produção de um bom código, e um ótimo pacote de produtividade pessoal e para escritórios. Administrar direitos autorais, licenças e egos é uma dor de cabeça que gostaríamos de evitar. Tanto quanto possível, gostaríamos de deixar o git manipular tudo isso por padrão, assim não precisaríamos nos preocupar. Gostaríamos de evitar inchar o código e a explosão de licenças. Estamos muito felizes de incluir contribuidores na página de créditos do wiki, mas não gostaríamos incluir ainda mais licenças à coleção que já existe no arquivo de licenças. Essas diretrizes têm tudo a ver com tornar nossas vidas mais fáceis.

    Alterarando o Código Existente

    Licença: Como regra geral, é só não alterar as licenças dos arquivos. Portanto, por favor, qualquer modificação deve ter a mesma licença do código antes da alteração. A exceção são arquivos que sejam mais restritos do que o padrão do projeto, por exemplo, código da Oracle é licenciado apenas pela LGPL3. Qualquer alteração nesses arquivos devem ser licenciadas pelas LGPL3+/GPL3+/MPL como no padrão do projeto. Atribuição: Esse tipo de alteração pode ser muito pequena para atrair direitos autorais para alguém. Eles também serão, tipicamente, uma parte insignificante do arquivo. Por favor, deixe a atribuição com o git e não infle o arquivo adicionando seu nome.

    Incluindo Novos Arquivos

    Essa seção presume que você seja o proprietário da licença e possa disponibilizar o arquivo inteiro para nós. Por favor, utilize o cabeçalho modelo TEMPLATE.SOURCECODE.HEADER para licenciar seu código para nós, utilizando as licenças padrão do projeto. Se desejar licenciar seu código sob uma licença diferente, por favor, discuta o assunto na lista de desenvolvimento antes. Caso seja realmente necessário:

    (a) Por favor, escolha uma licença que
    (i) já seja utilizada por algum código do LibreOffice (portanto já estará no <readlicence.oo/txt/licence.txt>)
    (ii) não cite explícitamente o proprietário dos direitos autorais (por exemplo, utilize a licença MIT ao invés da BSD)
    (b) Inclua a licença à lista na primeira linha do modelo
    (c) Inclua a licença às licenças alternativas no final do modelo

    Refazendo o Código, e Misturando o Código do LibreOffice com Código de Terceiros

    Quando misturar software de terceiros com o código do LibreOffice, e o código de terceiros não for adequado aos padrões do projeto, não é possível relicenciá-lo: Por favor, faça o possível para separar o novo código do antigo em arquivos diferentes. Se suas alterações no código antigo forem pequenas, confie no git para manter o rastro do seu código e da licença. Se forem necessárias alterações mais profundas, quando não for possível separar em arquivos diferentes, tente indicar claramente onde começa e termina seu código (portanto, sujeito às licenças do projeto) e onde está o código de terceiros que não pode ser relicenciado.

    Política para o Relicenciamento de Código

    Devido às mudanças das licenças LGPL3 do OpenOffice.org para as licenças LGPL3+/GPL3+/MPL do LibreOffice, à recente atualização da (L)GPL da versão 2 para a 3, e à impossibilidade de alterar a licença MPL da versão 1.1 para a 2, o seguinte procedimento parece ser uma maneira justa de lidar com as mudanças: Qualquer alteração nas licenças padrão do projeto serão feitas através de procedimentos normais. Uma vez que a mudança tenha sido decidida, todas as referências às licenças padrão do projeto serão atualizadas.