Design

    From The Document Foundation Wiki
    This page is a translated version of the page Design and the translation is 82% complete.
    Outdated translations are marked like this.


    Fornecemos informações nestas páginas sobre o que fazemos, como trabalhamos e como você pode contribuir. Temos tarefa para todos os interessados em participar.

    O que fazemos pelo LibreOffice

    O design da experiência do usuário (UX) é o processo para aumentar a satisfação do usuário, melhorando a usabilidade, acessibilidade e prazer com os produtos LibreOffice. Abrange o design tradicional da interação humano-computador e o estende abordando todos os aspectos, incluindo branding e design.

    A engenharia de usabilidade é baseada em métodos estruturados para alcançar eficiência e elegância no design de interface. Realizamos pesquisas e enquetes rápidas para obter informações sobre a utilização dos usuários no LibreOffice.

    Com esse conhecimento começamos com Diretrizes de interação humana genéricas. Os fluxos de trabalho são projetados com duas personas em mente, Benjamin para os iniciantes e Eve para o usuário avançado. Conforme declarado em nosso manifesto, nos concentramos em

    • Simplicidade por padrão com funcionalidade completa sob demanda
    • Consistência sobre Eficiência
    • Usabilidade sobre Design Gráfico

    Claro que seguimos todos os Princípios de UX também.

    Também nos preocupamos com a acessibilidade, branding para o design visual, incluindo ícones, e apoiamos o QA, marketing e development.

    O que você pode fazer

    A maneira mais simples de contribuir com o LibreOffice é enviar bugs e solicitações de aprimoramento ao nosso bugtracker. Se você acha que o LibreOffice quebra um princípio de UX ou diretriz, é um bug de UX. Saiba mais no blog sobre Tickets on Behalf of UX, ou em geral no GUADEC de Fabiana Simões, apresentação sobre Como não relatar seu bug de UX.

    Temos tarefas para todos, desde o iniciante até os desenvolvedores avançados. LibreOffice chama tarefas simples easyhack, e junto com a palavra-chave “skilldesign” você pode procurar o rastreador de bugs.

    Várias tarefas não estão listadas no bugtracker por algum motivo. Por exemplo, criar uma nova página no wiki, redigir uma diretriz ou criar uma maquete são mais bem gerenciados fora do bugzilla. Para isso, usamos este wiki. Muitas tarefas podem ser feitas por todos, algumas exigem criatividade e outras precisam de mais conhecimento de usabilidade.

    Bug reports and feature requests needing UX evaluation are marked with the keyword needsUXEval. Feel free to add your comments and even sketches to the reports. Another approach is to look at unconfirmed feature requests with a critical eye. One task of the UX team is to help decide on what features should not be added into the core application.

    Como trabalhamos

    Usabilidade é sobre usuários, então basicamente observamos, conversamos, entrevistamos, assistimos a vídeos e lemos comentários para ter uma ideia do que nossos usuários precisam.

    Iniciamos novos tópicos com a referência ao bug tracker, seguido da descrição do estado atual e como os concorrentes resolvem o problema, a fim de obter um entendimento comum. Os recursos pretendidos são listados formalmente como requisitos funcionais e restrições não funcionais ao projeto. Com essa entrada, rabiscamos maquetes usando Balsamiq Mockups, ou outras ferramentas como LibreOffice Draw ou vn/ Pencil e, eventualmente, após algumas iterações e discussões, a proposta é publicada em nosso blog de design para obter informações da comunidade.

    Abrir tarefas

    Sempre temos tarefas abertas para pessoas criativas sem experiência em fazer, bem como tópicos mais avançados para engenheiros de usabilidade experientes. As tarefas não codificantes são, por exemplo:

    • Crie novos modelos
    • Crie novas obras de arte, como banners, ícones, etc.

    O tópico mais avançado seria:

    • Redesenhar modelos de caixas de diálogos
    • Elaborar uma diretriz

    Todas as tarefas estão listadas em nossas páginas Whiteboard e Blueprints. E as propostas finalizadas podem ser encontradas no Whiteboard archive.

    Quem somos nós

    Somos pessoas de todo o mundo com uma grande variedade de conhecimentos e diferentes origens.

    Sinta-se à vontade para se adicionar à Lista de membros da equipe.

    Entre em contato