Re-Basing
TDF LibreOffice Brasil Document Liberation Project Community Blogs Traduções Nextcloud Redmine Perguntas e respostas Doar
De que se trata?
Com o relicenciamento do código do OpenOffice.org para a licença Apache 2.0 pela Oracle, podemos agora rebasear nosso próprio código de forma incremental para oferecer uma escolha que não somente inclua a LGPLV3, mas também qualquer GPLv3.0+, LGPLv3.0+, e a AGPLv3.0+ que a licença MPLv2+ permite. Isso também permite incorporar qualquer melhoria útil disponível sob esta licença de tempos em tempos.
Isso significa que o LibreOffice é "powered by Apache"?
Vale notar que 6% dos arquivos no projeto incubado Apache OpenOffice possuem alterações no código além doa mudança do cabeçalhos com a licença. Uma proporção majoritária dessas mudanças são muito localizadas, ou são de inclusões de código ue não foram geradas no projeto Apache.
Acreditamos que isso seja uma descrição deturpada. O código é substancialmente o código fonte original do openOffice.org, com uma simples mudança de licença, assim queremos nos posicionar como sucessores do OpenOffice.org.
Então, devo eu tentar colocar meu código no Apache, e assim ele aparecerá no LibreOffice?
Não haverá garantias que seu código seja inserido no LibreOffice, já que os dois códigos divergem mais a cada dia e o trabalho de adaptação aumenta por conta. Se desejar que seu código entre no LibreOffice, o melhor é contribuir diretamente nele.
Seguro que vocês não adotarão a licença Apache?
Não mesmo. Temos um compromisso forte com as licenças copy-left. Desde o começo do projeto, fomos recolhendo o licenciamento duplo MPL/LGPLV3 dos desenvolvedores para nos dar uma flexibilidade no licenciamento futuro. Uma longa lista desses licenciamentos está na página Development/Developers. No lugar, planejamos também (em licença dupla com a LGPLV3) usar a licença copy-left fraca MPLV2 baseada na licença AL2.
Por que vamos de MPLv2?
A licença MPLv2 é, intrinsecamente uma licença quádrupla. Sua linguagem na seção 1.12 e 2.4 permite mudar para GPLv2.0+, LGPLv2.1+ e a AGPLv3.0+. Dito isso, a licença Apache só é compatível com a l/GPL versão 3 ou superior. Usar essa licença também significa que não precisamos mais colecionar licenciamento das pessoas, facilitando a chegada de patches no LibreOffice.
Como competimos com nosso próprio código sob uma licença permissiva que em nada ajuda, a MPL fornece algumas vantagens para atrair empresas comerciais e na distribuição em app-stores da Apple e da Microsoft, e como nossa adaptação para Android e iPhone avança, nos tablets e dispositivos móveis.
Com que licença serão distribuídos os binários?
Como a migração continua, e para o futuro que vislumbramos nas plataformas de software livre, continuaremos a distribuir nossos binários sob a LGPLv3 - além do mix de licenças dos componentes externos.
Por que usar uma licença copy-left fraca?
Uma infeliz realidade tática do ecossistema Microsoft / Windows é que "Office" é percebido como onipresente, e obrigatório neste ambiente. Assim, os produtores de software (ISV) criam aplicações proprietárias em cima dessas ferramentas, que então ficam amarradas aos processos de negócio e parecem que não tem custo. No momento achamos difícil substituir essas ferramentas por uma licença copy-left forte. Alguns exemplos triviais incluem a integração de sistemas de e-mail proprietários em nossa mala-direta, ou talvez vincular vários bancos de dados.
Fale mais da MPLv2
A MPLV2 é a nova Mozilla Public License, dos criadores do Firefox, e foi criada para se compatível com a Apache. Você pode ler mais sobre este processo e sua implementação no website da Mozilla.
Como vai ficar o cabeçalho da licença?
Ainda está sendo debatido, mas a sugestão parece ser:
/* * This file is part of LibreOffice. * * This Source Code Form is subject to the terms of the Mozilla Public * License, v. 2.0. If a copy of the MPL was not distributed with this * file, You can obtain one at http://mozilla.org/MPL/2.0/. * * This file incorporates work covered by the following license notice: * * Licensed to the Apache Software Foundation (ASF) under one * or more contributor license agreements. See the NOTICE file * distributed with this work for additional information * regarding copyright ownership. The ASF licenses this file * to you under the Apache License, Version 2.0 (the * "License"); you may not use this file except in compliance * with the License. You may obtain a copy of the License at * * http://www.apache.org/licenses/LICENSE-2.0 */