Instalação de extensões no LibreOffice

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search

Este tutorial tem como objetivo apresentar o procedimento de instalação de uma extensão no LibreOffice. As telas do exemplo foram baseadas na instalação da extensão de geração de documentos Edidoc.

Para instalar uma extensão, abra o LibreOffice e vá em Ferramentas ▸ Gerenciador de extensão...


Add ext 1.png


Na tela do Gerenciador de extensão, clique no botão Adicionar....


Add ext 2.png


Será aberta a tela Adicionar extensão(ões), onde você poderá localizar o arquivo da extensão. Note que os arquivos de extensão possuem a extensão de arquivo oxt.


Add ext 3.png


Clique em Abrir para iniciar a instalação.


Add ext 4.png


Logo depois, você deverá responder se deseja instalar a extensão só para você ou para todos os usuários. Ou seja, caso você opte pela opção Só para mim, a extensão será instalada apenas para o seu usuário (a extensão será armazenada apenas no seu perfil de usuário e outros usuários não terão acesso a essa configuração). Caso você opte por instalar a extensão usando a opção Para todos os usuários, você deverá possuir direitos de administração do computador. Nesse caso, a extensão será instalado dentro da pasta do próprio LibreOffice e ficará disponível para todos os usuários. Em geral, optaremos pela opção Só para mim, que não exige direitos de administração do sistema operacional. O próximo passo é a verificação da licença de uso da extensão.


Add ext 5.png


Use o botão Rolar para baixo para verificar a licença de uso e habilita o botão Aceitar.


Add ext 6.png


Clique em Aceitar para prosseguir com a instalação. A extensão aparecerá na lista de extensões instaladas.


Add ext 7.png


Para finalizar o procedimento, clique em Fechar e, depois, finalize todo o LibreOffice, inclusive o Iniciador rápido se estiver habilitado. O Iniciador rápido, quando habilitado no sistema operacional Windows, fica posicionado no canto direito da barra de programas, e pode ser finalizado com o botão direito do mouse.

Na próxima vez que você abrir o LibreOffice, a extensão já estará disponível para utilização. Verifique, na documentação da extensão, qual o(s) aplicativo(s) onde ela está disponível.

Nota: a extensão de arquivo oxt é vinculada ao LibreOffice, logo, um duplo clique sobre arquivo da extensão abrirá imediatamente o Gerenciador de extensão e dará início a instalação.



Autor: Gustavo Pacheco, janeiro/2011.