Criando células com diferentes larguras em tabelas de texto

    From The Document Foundation Wiki


    As tabelas do Writer permitem a criação de diferentes larguras de célula. O exemplo abaixo ilustra bem essa alternativa.

    Des equi 1.PNG

    Uma maneira de chegar ao resultado acima é utilizando sucessivas mesclagens de célula até o resultado final. Essa alternativa, no entanto, é mais demorada e, as vezes, inviável em tabelas muito grandes.

    Uma possibilidade seria tentarmos modificar a largura de uma célula de cada vez. No entanto, veja o exemplo abaixo:

    Des equi 2.PNG

    Note que, se posicionarmos o cursor sobre a borda direita de qualquer uma das células da coluna do meio e movermos o cursor para o lado, toda a largura da coluna será modificada:

    Des equi 3.PNG

    Não é exatamente isso que desejamos. Para chegarmos no resultado ideal, devemos utilizar uma combinação de teclas adicional juntamente com a movimentação do mouse. Experimente, então, pressionar as teclas Ctrl + ⇧ Shift e movimentar a borda direita de qualquer uma das células da nossa tabela original. O resultado será a redefinição da largura da célula selecionada, como representado na seta azul:

    Des equi 4.PNG

    Por fim, basta completarmos o conteúdo e o nosso trabalho está pronto.

    Des equi 5.PNG

    Além do exemplo acima, a funcionalidade é muito útil para a criação de formulários baseados em tabelas do Writer pois, em geral, campos de preenchimento possuem larguras diferentes.

    Autor: Gustavo Pacheco, abril/2011.