Criando índices no Writer baseados em diferentes categorias de objetos

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search

Para inserir um índice de ilustrações que contemple quadros, figuras, gráficos, mapas ou qualquer outro elemento textual, devemos, antes, criar adequadamente as legendas desses objetos. Ou seja, o índice será criado de acordo com a categoria da legenda aplicada ao elemento textual.

Por exemplo, clicando com o botão direito do mouse sobre um quadro, no item Legenda, será aberta a tela abaixo:


Ind cat 1.png


O campo Categoria define o agrupamento numérico do objeto que receberá a legenda. Ou seja, a cada novo objeto da categoria, um novo número sequencial será atribuído a ele.

É a partir da categoria que o índice será criado. Caso a categoria desejada não exista, basta digitá-la no campo Categoria. Para as legendas dos demais objetos, a categoria inserida será apresentada na lista automaticamente, como na figura abaixo, que apresenta as categorias Figura e Gráfico.


Ind cat 2.png


Note, por exemplo, o documento representado abaixo. Suponhamos que a norma definida para o documento exija a categorização de gráficos e figuras sob o grupo Ilustração. Ao definir a legenda do primeiro gráfico como Ilustração 1, a aparência é a da figura abaixo:


Ind cat 3.png


Da mesma forma, uma figura inserida também estará na mesma categoria e será representada pela identificação Ilustração 2.


Ind cat 4.png


Após a inclusão desses dois elementos (e de tantos outros que forem necessários), podemos criar um índice de ilustrações pelo menu Inserir ▸ Índice ▸ Índices e sumários.

A inserção de um índice de ilustrações deve ser configurada através da mudança do título, adequando-o ao tipo correto, e ao próprio Tipo do índice que deve conter o valor Índice de ilustrações.


Ind cat 5.png


O formato de exibição do índice pode ser definido no campo Exibir.


Ind cat 6.png


Para finalizar o exemplo, basta clicar em OK. O resultado final será:


Ind cat 7.png


É importante salientarmos que é possível criar outros índices baseados em outras categorias. Por exemplo, para criarmos um índice baseado na categoria Tabela, bastaria voltarmos ao menu Inserir ▸ Índices ▸ Índices e sumários e criarmos um novo índice, também do Tipo Índice de ilustrações, mas com um novo Título (Índice de tabelas) e uma nova Categoria (Tabela).


Ind cat 8.png


Autor: Gustavo Pacheco, janeiro/2011.