Mudar o número da primeira página do documento

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search

Neste tutorial, apresentaremos os passos para a modificação do número da primeira página do documento, um conhecimento interessante para a resolução de pequenos problemas como a substituição de uma página numerada em um documento ou a adição de novas páginas em um documento já existente.

Para iniciarmos, abra um novo documento do Writer.

Com o cursor posicionado no primeiro parágrafo da primeira página, vá até o menu Formatar > Parágrafo > guia Fluxo do texto. Na seção Quebras, selecione as opções Inserir e Com estilo de página.

Num par 1.PNG

Indique o número da página no campo Número da página. No nosso exemplo, usaremos intencionalmente o número 100.

Clique OK para finalizar.

Depois, insira o rodapé (Inserir > Rodapé > Padrão) e o número de página (Inserir > Campos > Número de página). Você verá que o número é o que você indicou.

Num par 2.PNG

Note que já obtivemos o resultado desejado: a primeira página do documento está numerada com o número 100. No entanto, observe que, ao lado do número 100, é apresentada a página corrente e o total de páginas (2/2). Ou seja, embora vejamos apenas uma página, o Writer informa que temos um total de duas páginas no documento.

A razão para isso é que o Writer aceita apenas numerações pares para as páginas à esquerda e numerações ímpares para as páginas à direita. Como a primeira página do documento é sempre uma página à direita, ao numerarmos essa página como 100, o Writer faz a inserção de uma página em branco automática antes desta primeira página. Se, pelo contrário, tivéssemos definido um número ímpar para a primeira página (como 101, por exemplo), o Writer não faria a inserção de uma página em branco adicional.

Para vermos claramente como isso acontece, o ideal é utilizarmos a visualização em livro. Localize-a no conjunto de ícones de páginas ao lado direito da barra de status. A visualização de livro corresponde ao ícone à direita, com as duas páginas coladas. Ao clicar sobre ele, você verá o documento como apresentado na figura abaixo.

Num par 3.PNG

Por fim, ao imprimir o documento, fique atento. Imprimir ou não as páginas em branco inseridas automaticamente é uma escolha sua. Ao clicar em Arquivo > Imprimir, caso você não queira a impressão da página em branco, vá até a guia LibreOffice Writer e desmarque a opção Imprimir páginas em branco inseridas automaticamente.



Autor: Gustavo Pacheco, julho/2011.