Extensão Número por extenso

    From The Document Foundation Wiki

    Como funciona?

    Integração com a interface gráfica

    Após a instalação, será acrescentada uma entrada Número por extenso no menu Inserir. Além desta interface, será acrescentada uma nova barra de ferramentas contendo um ícone nE. A extensão poderá ser utilizada nos módulos Writer e Calc do aplicativo.


    Writer

    • Digite o valor e execute a extensão, ou
    • Selecione o valor e execute a extensão, ou
    • Posicione o cursor sobre o valor e execute a extensão
    • Se o cursor não estiver sobre um valor numérico, uma caixa de diálogo será exibida. Digite o valor e marque as opções Moeda e Incluir valor, conforme o caso. Após as definições, pressione o botão OK.

    Obs: ao obter o valor digitado no documento, a ferramenta assume, por padrão, que o extenso refere-se a uma moeda ( acrescenta reais e centavos ).


    Calc

    • Selecione a célula de destino
    • Execute a extensão, via menu ou barra de ferramenta, uma caixa de diálogo será exibida. Digite o valor e marque as opções Moeda e Incluir valor, conforme o caso. Após as definições, pressione o botão OK.

    No Calc, esta extensão não funciona como uma fórmula de planilha.

    Nota: A extensão efetua testes simples de validação do valor numérico. Mas o responsável pela digitação e formatação correta deste valor é o usuário.


    Função NEXTENSO()

    A extensão Número por extenso não pode ser utilizada como uma função em fórmulas do Calc.

    Há, no entanto, um modelo de planilha com a implementação da função NEXTENSO() como uma macro. Ou seja, dentro desse modelo está o código de macro que implementa o número por extenso, permitido que a função seja executada diretamente como se fosse uma função do Calc.

    Qualquer novo documento de planilha baseado no modelo poderá executar a função. Para utilizá-la, basta digitar a fórmula =NEXTENSO() passando como parâmetro o valor numérico ou o endereço de célula que contém o valor, como no exemplo abaixo:

    Anextenso.PNG

    Anextenso2.PNG

    Download: File:Função Nextenso Modelo de Planilha.ots

    Nota: para utilizá-la, é necessário configurar a segurança de macrospara o nível Médio em Ferramentas > Opções > LibreOffice> Segurança, botão Segurança de macros...

    Desenvolvimento

    Clique aqui para informações sobre o desenvolvimento da extensão Número por extenso.

    Equipe

    • Noelson Alves Duarte
    • Gustavo Buzzatti Pacheco

    Download

    File:Nr extenso v2.0.2.oxt

    File:Nr extenso v2.0.1.oxt

    File:Nr extenso v2.0.oxt

    Contato

    Para dúvidas e contribuições entre em contato com: Noelson Duarte Gustavo Pacheco