Perguntas Frequentes sobre o LibreOffice Impress

From The Document Foundation Wiki
< Faq‎ | Impress
Jump to: navigation, search

Como adicionar som num arquivo de apresentação do Impress?

Para adicionar som ao efeito:

  1. selecione o efeito na lista de efeitos e clicar com o botão direito do mouse no item Opções de efeito.
  2. Escolha o som na lista de sons ou abrir um arquivo do tipo MIDI ou WAV.
  3. Lembre-se: a lista de efeitos está na seção Animação personalizada do Painel de tarefas, à direita.


Separei o Painel de slides da interface e ele está 'flutuando' sobre o Impress. Como se faz para reposicioná-lo no local correto?

Pressione a tecla Ctrl e, ao mesmo tempo, clique duas vezes com o mouse sobre a área cinza do painel de slides, ao lado da palavra Slides.


Gostaria de colocar um efeito sobre os tópicos de um slide onde a cada clique do mouse, um tópico (ou parágrafo) seja exibido por vez. Como é possível aplicar esse efeito no Impress?

Para inserirmos animações em estruturas tópicos, aplicamos normalmente o efeito sobre o objeto de texto (estrutura de tópicos ou caixa de texto) e, depois, modificamos as suas opções, através do botão direito do mouse sobre o efeito, no item Opções do efeito. Na guia Animação de texto, podemos definir quantos parágrafos serão mostrados por vez no campo Agrupar texto. Para definir que os parágrafos de primeiro nível da estrutura de tópicos sejam agrupados, escolha Pelos parágrafos de 1º nível.


É possível criar slides no Impress com orientações de paginas diferentes?

Não, não é possível criar apresentações com slides em diferentes orientações de página. A orientação de página definida em Formatar > Página vale para todos os slides da apresentação.


A função Colar especial do Impress permite a colagem de gráficos de arquivos ODS com vínculos?

Não, ao utilizar a função Colar Especial para a colagem de gráficos copiados de arquvos de planilha, as opções de colagem disponíveis serão: Star Object Descriptor (XML) ou GDI Metafile. A primeira opção cola o objeto como um gráfico, no entanto, não cria vínculo com a planilha de origem. A edição dos dados é feita no próprio arquivo de apresentação, basta clicar duas vezes sobre o gráfico e, depois, clicar no botão Tabela de dados do gráfico. A segunda opção cola o gráfico como uma figura.


O Impress possui alguma função similar à "Empacotar para viagem", existente em algumas versões do Microsoft PowerPoint?

Não, no entanto, quanto a formatos adicionais, o Impress permite a exportação para PDF, SWF e HTML, além do salvamento no formato PPT.