Languages and localization area
TDF LibreOffice Document Liberation Project Community Blogs Weblate Nextcloud Redmine Ask LibreOffice Donate
Bem-vindo às páginas dedicadas às equipes de idiomas nativos e à localização do LibreOffice!
Como uma rápida introdução, a localização (l10n) tratará do produto (interface do usuário e ajuda) e seus derivados (modelos, extensão, etc.), enquanto as equipes de idioma nativo produzirão conteúdos para o site, a documentação, o marketing, etc... em seu idioma, na maioria das vezes sem envolver um processo de tradução.
Localization
- Translating LibreOffice
- Extending the Dictionaries in LibreOffice: Você deseja adicionar algumas palavras ao dicionário em seu idioma
- Translation of the annual report: o local onde traduzimos o relatório anual da Fundação, primeiro em inglês e depois no idioma de sua escolha.
- Translating the wiki
- Mailing List
Native Language
- How-to create a new website in your language: Processo para solicitar um novo site e obter direitos de administrador ou autor
- Available mailing lists in your language. Se o seu idioma não estiver listado, solicite a criação de listas de discussão no site list.
- Available website services. Se você criar um desses serviços em seu idioma, adicione-o à tabela.
- Big Thank You page Você está contribuindo para um NLP? Se você estiver fazendo QA, L10n, documentação, marketing, suporte, adicione seu nome!
L10N QA
KeyID
Para versões principais, as compilações KeyID estão disponíveis nas versões alfa e beta. Essa compilação especial permite exibir a referência KeyID de cada string nos menus e diálogos.
Instalando no Linux:
- O KeyID está disponível como um pacote de idiomas, onde a referência do idioma é substituída por qtz no nome da versão (por exemplo, LibreOfficeDev_4.3.0.0. alpha1_Linux_x86-64_deb_langpack_qtz.tar.gz e LibreOfficeDev_4.2.0.0.beta2_Linux_x86_deb_langpack_qtz.tar.gz)
- dependendo do seu sistema, instale-o normalmente após instalar o pacote principal
Instalação no Windows:
- descarregue uma versão alfa ou beta do LibreOffice
- no assistente de instalação, escolha a instalação personalizada e certifique-se de selecionar KeyID na lista de idiomas da interface do utilizador
Ativar KeyID:
- vá em ▸ ▸ ▸ e altere a Interface do utilizador para KeyID
- ao reabrir o LibreOffice, agora poderá ver a referência da string na frente de cada menu e caixa de diálogo
Note: On Linux use the gen
backend, because the gtk dialogs are using gettext directly, and their strings will not get the KeyID. E.g. start LibreOffice with SAL_USE_VCLPLUGIN=gen soffice
.
A referência da string pode ser usada para procurar rapidamente a versão traduzida da string em Weblate by searching for the string reference with the note:
prefix (e.g. French translation of string reference cM5es).
Suporte linguístico do LibreOffice: estado das localizações e ajudas à escrita
Tabela abrangente sobre Suporte linguístico do LibreOffice: interface de utilizador e sistema de ajuda localizados, disponibilidade de AutoTexto, AutoCorreção, dicionários de verificação ortográfica, padrões de hifenização, dicionário de sinónimos, verificador gramatical e outros recursos relacionados com a língua (extensões linguísticas do LibreOffice).
Tabela de contatos
Para facilitar a comunicação entre projetos (principalmente marketing e website), adicione um nome de contacto à sua equipa de idiomas.
Redmine
Para facilitar o acompanhamento, agora usamos o Redmine para as solicitações relacionadas aos sites ou ao Weblate. Isso evita que a nossa equipa de infraestrutura tenha que monitorar várias listas de discussão para responder às suas solicitações.
A nossa instância do Redmine aqui é https://redmine.documentfoundation.org, envie um pedido no projeto Infraestrutura. Se não se sentir à vontade com o Redmine, pode pedir ajuda à Sophi (talk).