Idioma
TDF LibreOffice Brasil Document Liberation Project Community Blogs Traduções Nextcloud Redmine Perguntas e respostas Doar
Bem-vindo às páginas dedicadas às equipes de língua nativa e à localização do LibreOffice!
Como uma breve introdução, a localização (l10n) tratará do produto (interface do utilizador e ajuda) e seus derivados (modelos, extensão, etc.), enquanto as equipes de língua nativa produzirão conteúdos para o site, a documentação, o marketing, etc... na sua língua, na maioria das vezes sem envolver um processo de tradução.
Localização
- Traduzindo o LibreOffice
- Ampliando os dicionários no LibreOffice: Você deseja adicionar algumas palavras ao dicionário no seu idioma
- Traduzindo a wiki
- Lista de discussão
Língua nativa
- Como criar um novo site no seu idioma: Processo para solicitar um novo site e obter direitos de administrador ou autor
- Listas de correio disponíveis no seu idioma. Se o seu idioma não estiver listado, solicite a criação de listas de correio no site list.
- Serviços de websites disponíveis. Se criar um destes serviços no seu idioma, adicione-o à tabela.
- Página de agradecimentos Está contribuindo para um NLP? Se estiver fazendo QA, L10n, documentação, marketing, suporte, adicione o seu nome!
L10N QA
KeyID
Para versões principais, as compilações KeyID estão disponíveis nas versões alfa e beta. Esta compilação especial permite exibir a referência KeyID de cada string nos menus e diálogos.
Instalação no Linux:
- O KeyID está disponível como um pacote de idiomas, onde a referência ao idioma é substituída por qtz no nome da versão (por exemplo, LibreOfficeDev_4.3.0.0. alpha1_Linux_x86-64_deb_langpack_qtz.tar.gz e LibreOfficeDev_4.2.0.0.beta2_Linux_x86_deb_langpack_qtz.tar.gz)
- dependendo do seu sistema, instale-o normalmente após instalar o pacote principal
Instalação no Windows:
- descarregar uma versão alfa ou beta do LibreOffice
- no assistente de instalação, escolha a instalação personalizada e certifique-se de selecionar KeyID na lista de idiomas da interface do utilizador.
Ativação da KeyID:
- vá em ▸ ▸ ▸ e altere a Interface do utilizador para KeyID
- quando reabrir o LibreOffice, poderá ver agora a referência da string na frente de cada menu e caixa de diálogo.
Nota: No Linux, use o backend gen, porque as caixas de diálogo gtk usam gettext diretamente e as suas strings não receberão o KeyID. Por exemplo, inicie o LibreOffice com SAL_USE_VCLPLUGIN=gen soffice.
A referência da string pode ser usada para procurar rapidamente a versão traduzida da string no Weblate pesquisando a referência da string com o prefixo note: (por exemplo, tradução em francês da referência da string cM5es).
Suporte linguístico do LibreOffice: estado das localizações e ajudas à escrita
Tabela abrangente sobre Suporte linguístico do LibreOffice: Interface de utilizador e sistema de ajuda localizados, disponibilidade de AutoTexto, AutoCorreção, dicionários de verificação ortográfica, padrões de hifenização, dicionário de sinónimos, verificador gramatical e outros recursos relacionados com idiomas (extensões linguísticas do LibreOffice).
Tabela de contatos
Para facilitar a comunicação entre projetos (principalmente marketing e website), adicione um nome de contato à sua equipe de idiomas.
Redmine
Para facilitar o acompanhamento, agora usamos o Redmine para as solicitações relacionadas aos sites ou ao Weblate. Isso evita que a nossa equipe de infraestrutura tenha que monitorar várias listas de discussão para responder às suas solicitações.
A nossa instância do Redmine aqui é https://redmine.documentfoundation.org, envie um pedido no projeto Infraestrutura. Se não se sentir à vontade com o Redmine, pode pedir ajuda à Sophi (talk).