Passos iniciais antes de submeter um relatório de erros (bug)

From The Document Foundation Wiki
< QA‎ | FirstSteps
Jump to: navigation, search

Passo primordial: reproduzir o erro com a versão nova ou versão estável mais recente

Os dois últimos releases, LibreOffice Novo e LibreOffice Estável (LibreOffice 6.3.3/LibreOffice 6.2.8) são ambos atualizados regularmente com consertos de erros. Se sua versão não é a última versão, o bug a reportar pode já ter sido consertado. Atualize primeiro sua instalação LibreOffice, e verifique se o problema continua.

Você também pode instalar uma versão nova sem romper com a instalação existente como descrito aqui: Installing in parallel.

NOTA: Se o problema não desaparecer, utilize o número da versão original no campo Versão do relatório de erro, que é para a versão mais recente.

Perfil de usuário corrompido

Sintomas:

  • Quase todo comportamento inesperado (especialmente se o LibreOffice tiver sido atualizado muitas vezes).

Passos a seguir:

  1. Localize seu perfil de usário.
  2. Renomeie ou exclua o perfil de usuário.

Para mais detalhes, veja Local do perfil do usuário and Resolver perfil de usuário corrompido (fazer uma cópia de segurança do perfil é fortemente recomendado).

NOTA: Problemas de corrupção do perfil são bastante difíceis de descobrir. A menos que o problema ocorra regularmente, ou você sabe os passos para reproduzir o problema, não vale a pena submeter um relatório de erro. Entretanto, se não estiver com certeza, não hesite eum submeter o relatório.

Problemas de placas gráficas (OpenGL)

Sintomas:

  • Erros na representação do LibreOffice.
  • Crash.

Verifique se o texto seguinte aparece no comando Ajuda ▸ Sobre o LibreOffice: "Realizador da interface: GL".

Se aparecer "Realizador da interface: padrão" , significa que os problemas não são decorrentes do OpenGL, e o que segue abaixo não se aplica.

Passos a seguir:

  1. Desmarque Ferramentas ▸ Opções... ▸ LibreOffice ▸ Exibir ▸ Utilizar OpenGL em toda a aplicação (após reiniciar).
  2. Reinicie o LibreOffice.

Se o prblema desaparecer, localize <perfil do usuário>/cache/opengl_device.log e anexe ao relatório de erro. Isso vai ajudar o time de desenvolvimento a avaliar se o problema é na implementação do OpenGL no seu sistema, ou se é do LibreOffice.

Acrescente suas observações ao relatório de erro.

Problemas de cálculos no Calc (OpenCL)

Sintomas:

  • Resultados incorretos em fórmulas.
  • Crash durante o cáculo.

Passos a tomar:

  1. Desmarque Ferramentas ▸ Opções... ▸ LibreOffice ▸ OpenCL ▸ Utilizar o OpenCL.
  2. Reinicie o LibreOffice, verifique se o problema continua.
  3. Se continuar, desmarque Ferramentas ▸ Opções... ▸ LibreOffice ▸ OpenCL ▸ Permitir utilização do interpretador de software (mesmo quando o OpenCL não estiver disponível).
  4. Reinicie o LibreOffice, verifique se o problema continua.

Se o problema desapareceu depois do passo 2, localize <perfil do usuário>/cache/opencl_devices.log e opencl_profile.xml, e anexe ao relatório de erros (este arquivos são criados desde a versão 5.1.4). Isso vai ajudar o time de desenvolvimento a avaliar se o problema é da implementação do OpenCL no seu sistema ou do LibreOffice.

Acrescente suas observações ao relatório.

NOTA: Se o numero de células usado nas fórmulas for pequeno, o OpenCL não é usado mesmo ativado (o OpenCL é usado para acelerar os cálculos em conjunto grandes de dados, e normalmente não é eficiente em pequenos conjuntosde dados). O limite mínimo padrão é 100, e pode ser ajustado em Ferramentas ▸ Opções... ▸ LibreOffice Calc ▸ Fórmula selecionando Personalizado (conversão de texto para números e mais)), clicando em Detalhes, e ajustando Tamanho mínimo de dados para utilizar o OpenCL.