QA/Testes/Teste de Regressão

    From The Document Foundation Wiki
    < QA
    This page is a translated version of the page QA/Testing/Regression Tests and the translation is 100% complete.

    Os desenvolvedores são apenas humanos. Suas modificações às vezes causam efeitos colaterais inesperados, que trazem novos bugs ou downgrade de desempenho. Testes de regressão ajudam a encontrar tais problemas. Eles verificam se uma funcionalidade específica funciona conforme projetado e se os usuários finais podem usá-la com prazer em seu trabalho diário.

    Naturalmente, o teste de regressão será executado em cada nova compilação testável. Por outro lado, na prática é inatingível que possamos experimentar cada canto de um grande software como o LibreOffice em cada versão. Portanto, temos testes de regressão definidos seletivamente a partir de cenários ou funcionalidades usados com frequência e os testamos nas fases beta e RC.

    Testes existentes

    LibreOffice tem um ciclo de lançamento e Critérios de lançamentos bem definidos. Existem lançamentos principais X.Y.0 com suas compilações diárias, beta e candidatas a lançamento. Também existem lançamentos de correções de bugs X.Y.Z com suas compilações candidatas a lançamento. Os seguintes testes são necessários:

    • O teste de fumaça deve ser feito antes que qualquer versão beta ou RC seja anunciada;
    • O teste de regressão completo deve ser feito antes de cada lançamento principal;
    • O teste básico de regressão também deve ser feito antes de cada lançamento de correção de bug;

    Teste de fumaça

    Todas as compilações estão disponíveis 1-2 dias antes do anúncio oficial. Precisamos garantir que eles possam ser usados de alguma forma no maior número possível de plataformas. Por favor, ajude-nos a fazer o seguinte:

    • Monitorar os e-mails de pré-lançamento na lista de discussão libreoffice@lists.freedesktop.org
    • Baixe a compilação para sua plataforma no site de pré-lançamentos dos dev-builds
    • Instale-o e tente algumas operações básicas, por exemplo: Abrir/salvar documentos no Writer, Calc, Impress e Draw
    • Se você encontrar um bug que torne a compilação quase inutilizável, informe-nos em uma resposta ao e-mail de anúncio. Por favor, mantenha todas as pessoas e listas de discussão em CC
    • relatar bugs no bugzilla

    FIXME: Existem algumas tentativas de automatizar esta tarefa.


    Teste de regressão completo

    Os testes automáticos são executados durante a compilação:


    Teste básico de regressão

    Lançamentos puros de correção de bugs acontecem todos os meses após cada lançamento principal. Não há tempo suficiente para um teste de regressão completo. Os desenvolvedores tentam evitar regressões em lançamentos puros de correção de bugs revisando as alterações. Mas eles são apenas humanos, então ainda faz sentido executar os testes de regressão mais importantes. Normalmente os casos de prioridade 1 e prioridade 2 serão testados nesta fase.