LibreOffice 4.4: Notas da versão

    From The Document Foundation Wiki

    Sobre esta página

    Esta é uma página de rascunho com anotações sobre os desenvolvimentos até a liberação da versão. Não inclua aqui as modificações que já foram implementadas na {{{2}}} ou em outra anterior!

    O que deve constar nesta página:

    • Uma descrição, e uma maneira adequada para um revisor encontrar e conferir a nova característica. Considere que pessoas são bastante ocupadas e com conhecimento modesto do produto. Assim, se um elemento da interface do usuário for importante, seja bastante explícito sobre onde encontrá-lo. Por exemplo, caminhos do tipo Menu ▸ Formatar ▸ Caractere ▸ Guia Posição ▸ 90 graus para achar o elemento novo. Claro que você considera sua contribuição importante e todos deveriam estar cientes de sua “caixa de diálogo de Propriedades avançadas das autoformas”, porém nem sempre as pessoas que gravam imagens de tela e que escrevem sobre o LibreOffice entendem exatamente o novo recurso.
    • Dê os créditos aos autores principais, as pessoas que trabalharam na novidade – Coloque seus nomes entre parênteses.
    • Se uma novidade pode ser apresentada com um exemplo ou arquivo de teste – particularmente para arquivos contendo as novidades, será muito bom ter um atalho para carregar um arquivo de teste que possa ser utilizado para mostrar de forma bem clara a nova característica. Isso ajuda muito para gravar imagens da tela para mostrar as novidades, e permite aos revisores fazerem seus próprios testes.

    Obrigado por nos ajudar a completar esta página!


    Writer

    • Writer, assim como o Impress e o Draw, tem a opção de modificar a imagem corrente selecionada para outra através do menu de contexto. tdf#82496 (Jennifer Liebel)
    Menu de contexto com a opção de modificar a imagem.

    Modelos de documento mestre

    • Criado suporte para Modelos de documento mestre. Estes modelos podem ser adicionados ao Gerenciador de Modelos e criará um novo documento baseado em um modelo de documento mestre. (Caolán McNamara – Red Hat)

    Melhoria para a edição de alterações

    • A característica padrão dos comandos Aceitar as alterações e Rejeitar as alterações foram modificadas de forma a automaticamente pular para o próximo item. tdf#83953 (Samuel Mehrbrodt)
    • A tecla de atalho Ctrl + ⇧ Shift + E foi associada para a gravação das alterações realizadas. tdf#86183 (Yousuf Philips)
    • Inclusão de novos botões na barra de ferramentas Alterações exibindo um novo conjunto de ícones. tdf#83955 e tdf#84405 (Yousuf Philips)
    Novos ícones na barra de Alterações.

    Numeração de linha em cabeçalhos e rodapés

    • A numeração de linha para cabeçalhos e rodapés (usando o estilo de parágrafo próprio) agora pode ser habilitada no mesmo local onde a numeração de linha é definida: Ferramentas ▸ Numeração de linhas, além do método já existente por estilo. tdf#84504 (Charu Tyagi e Ericsson)
    Numeração de linhas em páginas e rodapés.

    Aperfeiçoamento da barra de estado

    • Número de página na barra de estado é mais facilmente compreendido quando os estilos de números de página são usados. tdf#80617 (Yousuf Philips e Samuel Mehrbrodt)
    Antes e depois, lado a lado, de como os números de página na barra de estado têm melhorado.
    • O espaçamento entre elementos foi aprimorado prevendo monitores pequenos e de baixa resolução. tdf#86018 (Yousuf Philips e Samuel Mehrbrodt)
    • O comportamento do clique foi unificado para que o clique no botão esquerdo resulte em uma ação ou exibição da caixa de diálogo e o clique no botão direito resulte na exibição de um menu de contexto. tdf#82707 (Yousuf Philips e Samuel Mehrbrodt)
    • Dicas foram associadas a todos os elementos da barra de estado. tdf#82708 (Yousuf Philips e Samuel Mehrbrodt)
    • O contador de palavras e caracteres tem separador de milhar. tdf#83308 (Yousuf Philips e Matthew 'Jay' Francis)

    Formas em caixa de texto

    • Formas podem conter uma caixa de texto, o que significa que é possível ter um conteúdo complexo de escrita e uma geometria de camadas de desenho mais completa para uma forma ao mesmo tempo. Para mais detalhes, acesse esta página. tdf#70942 (Miklós Vajna – Collabora)
    Tabela no texto da forma e da forma com cantos arredondados.

    Calc

    Leia também: Abas mais legíveis
    • Adicionada nova função para interoperabilidade com o MSExcel. (Winfried Donkers e Eike Rathke)

    Assistente de estatísticas (alternativa ao pacote complementar de análise do MSExcel)

    • Acesse o assistente em Dados ▸ Estatísticas
      • Quartil em estatísticas descritivas tdf#81801 (Tomaž Vajngerl – Collabora)
      • Teste Z tdf#74669 (Tomaž Vajngerl – Collabora)
      • Teste Qui-quadrado tdf#76868 (Tomaž Vajngerl – Collabora)

    A conversão direta de fórmulas em valores estáticos

    • Uma nova característica da célula foi adicionada na conversão de fórmula em valores estáticos, através do menu Ferramentas ▸ Conteúdo da célula ▸ Fórmula para Valor. Anteriormente, era necessário copiar (ou cortar) e colar as células de forma especial para obter os valores estáticos. (Kohei Yoshida – Collabora)

    Impress & Draw

    Leia também: Abas mais legíveis

    Texto na prévia de exibição do slide mestre

    • Na exibição do slide mestre, a visualização prévia do texto dos objetos de apresentação agora está somente leitura. Alterar o texto destas prévias nunca afetou os objetos com base nos estilos de que o objeto de visualização de apresentação. Para adicionar ou ocultar um nível para a numeração de destaque, agora com o botão direito na última linha para exibir um menu para adicionar ou ocultar outro nível. (Caolán McNamara – Red Hat)
    Nova funcionalidade.
    • Alternando entre dentro e fora da visualização do slide mestre agora verdadeiramente modifica os estilos de contorno. No passado, isso só afetava a própria visualização, deixando os estilos inalterados. Agora ela afeta corretamente níveis de destaque na visão normal. (Caolán McNamara – Red Hat)

    Excluir elementos do mestre diretamente pelo teclado

    • No Slide Mestre, os elementos que o Impress permite ao usuário remover Exibir ▸ Mestre ▸ Elementos do mestre podem agora ser removidos por exclusão direta na visualização do mestre. Em outras palavras, para remover um rodapé, cabeçalho, número ou data/hora, selecione a caixa na visão do mestre, em seguida pressione a tecla del. (Caolán McNamara – Red Hat)
    Exclusão de elementos do mestre diretamente pelo teclado.

    Transição OpenGL

    • Implementada e habilitada para Windows. (Markus Mohrhard – Collabora)
    • Melhoria da execução com base no novo ambiente de trabalho OpenGL em VCL para Linux, Windows e macOS. (Markus Mohrhard – Collabora)

    Título da Página

    • Novo campo: Título da Página em Inserir ▸ Campos ▸ Título da Página. tdf#47302 (Jennifer Liebel)

    Herança do estilo corrente de células quando da inclusão de novas linhas ou colunas da tabela

    • Quando se tem uma tabela no Impress, ao modificar um estilo de célula e, em seguida, adiciona-se uma nova linha ou coluna, agora o estilo da linha ou coluna atual é herdado para a nova em vez de usar os valores padrão. tdf#60712 (Hideki Ikeda)

    Senha para edição

    • Agora é possível salvar um arquivo somente leitura e requerer a senha para modificá-lo. tdf#63483 (Katarina Behrens)

    Mudança no tamanho de papel

    • Draw agora usa o tamanho de papel especificado na formatação da página ao imprimir. tdf#63905 (Eilidh McAdam)

    Modos de aproximação

    • Botão de aproximação permite outros modos para aproximar, afastar e exibir panorama com o uso das teclas Ctrl e ⇧ Shift. tdf#55903 e tdf#83572 (Maxim Monastirsky e Yousuf Philips)

    Melhoria na barra do menu

    • A Visão do menu foi reorganizada para melhor unificar itens similares do Writer e do Calc. tdf#86209 (Yousuf Philips)

    Math

    Suporte a cores

    • Agora Math suporta as 16 cores básicas do HTML fe5840. (Regina Henschel)
    • As cores adicionadas recentemente podem ser selecionadas na barra de ferramentas Elemento 38e21f. (Marcos Paulo de Souza)
    Novas cores suportadas pelo Math.

    Interno

    Núcleo

    Fontes incluídas

    • Adicionadas as licenças livres Caladea e Carlito (Huerta Tipográfica). Estas fontes têm a mesma métrica que as Câmbria e Calibri da Microsoft, respectivamente, para que elas possam ser usadas ​​como substitutas embutidas. (András Timár – Collabora)

    Objetos de desenho

    • Você pode mover apenas o ponto ao lado do retângulo na linha de chamada de desenhos, com a tecla ⇧ Shift pressionada. (Matúš Kukan – Collabora)

    Imagem com fracionamento por grade

    • Impress suporta imagem com fracionamento por grade para aumentar o desempenho quando na navegação de documentos em dispositivos móveis. (Andrzej Hunt – GSoC 2014)

    PDF com assinatura digital

    • A exportação de arquivos PDF permite a assinatura digital no Windows. O certificado embutido no sistema operacional é usado para armazenar o certificado da assinatura. (Gökçen Eraslan – GSoC 2012, Markus Wernig – Wilhelm Tux, arrecadação de fundos e Tor Lillqvist – Collabora)
    Selecionando um certificado para assinar no Windows.
    A guia Assinaturas digitais da caixa de diálogo na exportação do PDF.

    Melhorias na autocorreção

    Melhorias na substituição de traço entre números, padrões de curingas nas listas pré-definidas de autocorreção e novos padrões intermediários de curingas na autocorreção, disponíveis no Calc, Draw, Impress e Writer. (László Németh)

    • Aprimoramento no recurso de autocorreção ao “Substituir traços”; dois hífenes entre números são substituídos por meio traço no lugar de travessão, de acordo com a ortografia das faixas de valores (anos, números de página etc.), por exemplo, 13:15--14:15, na faixa etária 3--5, pp. 38--55, Presidente João Goulart (1961--64) serão substituídos por 13:15–14:15, na faixa etária 3–5, pp. 38–55, Presidente João Goulart (1961–64). tdf#62923
    • Digitação simplificada de símbolos especiais nos padrões implícitos de autocorreção.
      • Para trademark, copyright e outros símbolos de registro não há mais a necessidade de digitar e excluir espaços antes de (tm), (C), (R), pois LibreOffice(tm) será substituído por LibreOffice™. tdf#81571
      • Setas não necessitam de espaços entre as letras, então A->B->C será substituído por A→B→C.
      • Caracteres Unicode subscritos e sobrescritos (padrão implícito de autocorreção em francês e húngaro) estão com entradas simplificadas, como em TeX, então cm^2, H_2O e H^+ serão substituídos por cm², H₂O e H⁺. Esses caracteres são tipograficamente mais agradáveis quando utilizados em letras de tamanho menor com formatação de caracteres subscrito e sobrescrito, especialmente se utilizados em uma fonte de estilo Graphite, como a fonte Linux Libertine G., que é padrão no LibreOffice. (Olivier R.)
    • Os padrões intermediários de autocorreção com curingas (texto.* e .*texto) introduzidos no ramo 4.2 do LibreOffice permitem substituições arbitrárias de prefixos e sufixos. No ramo 4.4, agora é possível adicionar .*texto.* como padrão para corrigir erros comuns de digitação entre palavras. tdf#55292
    • Por exemplo, uma simples entrada na autocorreção com um padrão .*pneh.*penh corrigirá todas as palavras que contenham uma sequência específica:
    empnehar → empenhar
    empnehado → empenhado
    empneho → empenho
    desempnehando → desempenhando
    • Além do mais, o padrão .*texto.* pode ser usado para caracteres especiais, por exemplo, para substituir a ligadura tipográfica da letra f. Observe que em algumas fontes do tipo Graphite e OpenType já existe a substituição automática da ligadura tipográfica da letra f.
    .*fi.* → fi (U-FB01)
    .*fl.* → fl (U-FB02)

    Conteúdo da ajuda

    • Incluído botão de ajuda no formulário do Calc em Editar ▸ Preencher ▸ Número aleatório…. tdf#80453 (Olivier Hallot – EDX)
    • Incluído botão de ajuda nos formulários do Calc em Data ▸ Estatísticas. tdf#80338 (Olivier Hallot – EDX)

    Dicionário técnico

    Foram feitas várias atualizações para o dicionário técnico. Com o novo lançamento do Ubuntu e do Debian, foram adicionados os nomes de sistema operacional. Além disso, os nomes das versões obsoletas do Ubuntu (antes Ubuntu 10.04 LTS) foram removidos do dicionário.

    Filtro

    Formatos de mídia

    • Mais tipos de mídia estão acessíveis no menu Inserir ▸ Vídeo e áudio…: Real Audio (RA), Real Media (RM), Digital Video (DV), Audio Codec (AC3), Ogg Opus (OPUS), Advanced Systems (ASF), MPEG Audio (M4A). tdf#82994 (Daniel Sikeler e Caolán McNamara)

    Importação de novos formatos

    • Draw pode importar arquivos do Adobe PageMaker (versões 6 e 7), através da biblioteca libpagemaker. (Anurag Kanungo – GSoC 2014)
    Exemplo de documento aberto no PageMaker 7.0.
    Exemplo de documento aberto no LibreOffice 4.4.
    • Adicionados filtros 57d3b5 para importar arquivos do MacDraw, MacDraw II e RagTime for Mac (versões 2 e 3) no Draw e no Writer, através da biblioteca libmwaw. (Alonso Laurent, Fridrich Štrba e David Tardon)
    • Writer agora importa livros eletrônicos (ebook) da Sony BroadBand (LRF), através da biblioteca libe-book. (David Tardon)
    Exemplo de e-book aberto no LibreOffice.

    Conexão aos serviços SharePoint e OneDrive

    • É possível conectar ao serviço SharePoint 2010/2013 diretamente pelo LibreOffice. Para mais detalhes, acesse esta página. (Mihai Varga – GSoC 2014)
    Histórico de versões.
    Liberação do código.
    Bloqueio do código.
    Completo bloqueio do código.
    • É possível conectar ao serviço OneDrive diretamente pelo LibreOffice. Para mais detalhes, acesse esta página. tdf#62437 (Mihai Varga – GSoC 2014)
    Configuração do servidor.
    Autenticação.
    Bloqueio do arquivo.
    Liberação do código.

    Suporte ao formato do MSPublisher foi aperfeiçoado

    • Fontes embutidas são importadas. (David Tardon)
    • Tabelas são importadas. (David Tardon)
    • Metadados são importados. (Miklós Vajna – Collabora)

    Suporte ao formato do Abiword foi aperfeiçoado

    • Idioma do texto agora está configurado corretamente. (David Tardon)
    • Modo de escrita definido é agora globalmente usado. (David Tardon)
    • Cabeçalhos são reconhecidos. (David Tardon)
    • Metadados são importados. (David Tardon)

    Suporte ao formato da planilha MSWorks foi aperfeiçoado

    • A antiga codificação de caracteres do Lotus LICS é reconhecida e convertida. (Laurent Alonso)

    Suporte ao formato do FictionBook foi aperfeiçoado

    • Idioma do texto agora está configurado (partindo da premissa que o arquivo esteja corretamente especificado). (David Tardon)
    • Cabeçalhos são importados. (David Tardon)

    Suporte ao formato OOXML foi aperfeiçoado

    • Metadados são importados no PPTX ef2668. (Miklós Vajna – Collabora)
    • O contorno personalizado de polígonos é exportado 959a84 para DOCX b81825. (Miklós Vajna – Collabora)
    • Suporte a BMP com imagens cortadas ao exportar para DOCX e16b01. (Miklós Vajna – Collabora)

    Suporte aos formatos do MSVisio foi aperfeiçoado

    • Metadados são importados do VSDX. tdf#86664 (Miklós Vajna – Collabora)
    • Metadados são importados do VSD. tdf#86729 (Miklós Vajna – Collabora)

    Melhorado o sumário na exportação HTML

    • É possível exportar pontos preenchidos do CSS2 bastando habilitar Leiaute de impressão em Opções ▸ Carregar/Salvar ▸ Compatibilidade HTML e selecionar o tipo de documento HTML na caixa de diálogo Salvar como do Writer. (László Németh)
    Antigo sumário HTML.
    Novo sumário HTML com pontos preenchidos CSS2, testado nos navegadores Firefox 32, Google Chrome 39 e Internet Explorer 11.

    Miniaturas

    As miniaturas são comprimidas em PNG-8, o qual reserva menos espaço do que o filtro PNG-24, mas mantendo a qualidade. As miniaturas normalmente comprimem cerca de 35% da miniatura original do documento salvo no ramo 4.3 do LibreOffice. tdf#62104 (Tomaž Vajngerl – Collabora)

    Desempenho

    • Carregamento de grandes listas de AutoCorreção é, pelo menos, duas vezes mais rápido agora, porque as listas são analisadas com o FastParser, sendo evitada a análise redundante de arquivos inalterados. tdf#79761 (Daniel Sikeler)
    • A troca de imagem redundante foi colocada em ordem significativamente evitando desperdício de carga e salvamento da imagem. (Tamas Zolnai – Collabora)
    • A classe FastSerializer usada por toda a exportação OpenXML ficou significativamente mais rápida e mais eficiente, reduzindo a quantidade de chamadas ao sistema. (Matúš Kukan – Collabora)
    • A biblioteca JPEG-Turbo (em inglês) agora está embutida, a qual provê pelo menos duas vezes um melhor desempenho na carga e descompressão de imagens JPEG. (Matúš Kukan – Collabora)
    • A mesclagem da mala direta no Writer está significativamente mais rápida ao processar um grande número de registros. (Luboš Luňák – Collabora)

    Programação & Suporte

    • LibreOffice requer o macOS 10.8 ou posterior. As compilações disponibilizadas pela TDF serão apenas para 64 bites.
    • Questão conhecida: os pacotes de idioma do LibreOffice não são atualmente assinados. Eles irão falhar nos controles de segurança Gatekeeper e causar erro durante a instalação. Uma solução alternativa é iniciar a instalação LibreOffice 4.4.x assinada uma vez após a instalação. E só então instalar o pacote de idiomas com <Ctrl>+Abrir Gatekeeper. tdf#89561, tdf#84352.
    • Questão conhecida: há problemas com a execução nas distribuições para Windows em antigos processadores que não suportam corretamente as instruções SSE2, tais como o Intel Pentium III ou mais antigos e o AMD 32 bites – Athlon XP ou anteriores. tdf#82430
    • LibreOffice pode ser compilado usando a JDK 1.7 ou JDK 1.8:
      • Modificado o caminho para JDK superior a 1.4 0bf363
      • Caminho do JDK 1.8 359ba1
      • Ignora ae19cf $FRAMEWORKSHOME/JavaVM/Headers.
      • Configuração JDK_HOME 2c2df7
    • É possível exportar uma biblioteca em linguagem Basic para um documento do MSExcel. tdf#60904 (Caolán McNamara – Red Hat)
    • Modificado o valor retornado por GetSolarVersion. Antes retornava a maior, a menor e a micro versão. Sendo assim, para a versão 4.4.0, retornava 440. Agora usamos duas decimais na maior e na menor versão. Com o novo formato será 40400, para 4.4.0. tdf#60689 (Marcos Paulo de Souza)
    • Adicionado o método processEventsToIdle() ao serviço com.sun.star.awt.Toolkit (não-publicado: seja cuidadoso), que ao ser invocado faz com que toda a renderização pendente seja concluída. (Michael Meeks – Collabora)
    • A biblioteca Access2Base foi atualizada para a versão 1.2.0. (Jean-Pierre Ledure)
      • Todos os métodos que podem ser usados ​​de forma significativa sem uma conexão de banco de dados (tratamento de erros, manipulações de diálogos, barra de status e manuseio de janela, inicialização de comando lançamento etc.) foram revistos para se tornar executável antes de qualquer chamada OpenConnection.
      • Um método CloseConnection foi adicionado aos recursos livres.
      • Para passar valores de um documento aberto para outro, use a coleção TempVars do objeto TempVar.
      • Novas propriedades foram adicionadas a formulários e subformulários: OrderBy e OrderbyOn.
      • Além disso, as ações ApplyFilter e SetOrderBy são aplicáveis na tabela ou consulta de folhas de dados, e em formulários ou subformulários também.
      • O método GoToRecord foi estendido para tabelas e consultas em folhas de dados.

    Coverity

    • Qualidade de código melhorada com base na análise de varredura Coverity.
    Resultados baseados na varredura do programa Coverity, disponíveis após registro.

    Reformulação do código

    • Vários comentários do código fonte foram traduzidos do alemão para o inglês. (Daniel Sikeler, Christian Heller, Tobias Madl, Thomas Viehmann, Philipp Riemer, Michael Jaumann, Laurent Balland-Poirier, Chris Sherlock, Philipp Weissenbacher e Jennifer Liebel)
    • Reformulado grandes partes do código do Writer, dividindo enormes classes em menores interfaces. (Valentin Kettner – GSoC 2014)
    • Adicionado valor implícito no parâmetro de contexto dos construtores da classe de exceção UNO C++ c5d47c o que permite usar exceções UNO com menor código.
    • Adicionados construtores extras 83636d para as classes de exceção do Java UNO o que nos permite armazenar a causa original quando as exceções são invocadas.
    • Várias classes obsoletas no módulo com.sun.star.beans do Java Office Bean foram removidas 3aa70e.
    • Os cabeçalhos obsoletos cppuhelper/compbase.hxx e cppuhelper/implbase.hxx foram removidos 03e0bd.
    • Cabeçalhos desnecessários foram modificados, o que pode exigir uma adaptação do código cliente que dependa destes arquivos:
    • As opções de configuração foram removidas:
      • /org.openoffice.Office.Common/_3D_Engine/Dithering 89c47e
      • /org.openoffice.Office.Common/_3D_Engine/OpenGL 89c47e
      • /org.openoffice.Office.Common/_3D_Engine/OpenGL_Faster 89c47e
      • /org.openoffice.Office.Common/_3D_Engine/ShowFull 89c47e
      • /org.openoffice.Office.Common/DevelopmentChart 29d685
    • As macros foram removidas:
    • Alteração na interface IReference 0c6c66.
      • A interface ReferenceObject na biblioteca include/salhelper/refobj.hxx não mais estende a interface IReference.
      • A interface IReference foi removida da biblioteca include/rtl/ref.hxx, por não ser mais usada.
    • As interfaces e os serviços UNO foram modificados:
      • com.sun.star.accessibility.XAccessibleText d2a3b2 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.accessibility.XAccessibleTextAttributes 6db415 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.awt.XToolkitExperimental a1c4d8
      • com.sun.star.chart2.X3DChartWindowProvider e41c33
      • com.sun.star.chart2.XChartDocument c5539b
      • com.sun.star.chart2.XChartDocument f61e45
      • com.sun.star.chart2.data.XDataProvider 6c4e21
      • com.sun.star.deployment.XPackage 421191
      • dp_backend.* 316a55 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.deployment.XPackageManager 28dbb3 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.embed.XHierarchicalStorageAccess2 96bc7e Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.media.XPlayer 4359ec
      • com.sun.star.packages.XDataSinkEncrSupport e89358
      • ZipPackageStream.* aa79a8 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.packages.zip.XZipFileAccess 79943f
      • ZipFileAccess.* 1d200a Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.resource.XStringResourceWithLocation d37598 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.sdb.XSingleSelectQueryComposer 7a3f09 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.sdb.application.XCopyTableWizard c7052f Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.sdb.application.XDatabaseDocumentUI 2e8973 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.sdb.tools.XDataSourceMetaData f8ce2e Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.sdb.tools.XObjectNames b2f1f1
      • ObjectNames.* d2927e Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.task.FutureDocumentVersionProductUpdateRequest ca7c9f Não era utilizada
      • com.sun.star.text.XTextConvert d47678 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.text.XTextPortionAppend 8de4c7 Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.ui.XImageManager 4d3afa Especificação de exceção adaptada à implementação
      • com.sun.star.xml.sax.XFastTokenHandler 879bfc

    Interface do usuário

    Janela

    • A barra lateral ainda está recebendo progressivas melhorias de nossos desenvolvedores na comunidade sobre a importação de código inicial do Symphony:
      • Já foi ativado por padrão no Writer, além do Impress, o qual foi habilitado desde o ramo 4.2. Além disso, a barra lateral agora combina as funcionalidades dos painéis flutuantes Galeria e Estilos & Formatação, removendo várias redundâncias da interface. tdf#73151 (Samuel Mehrbrodt)
      • Ícones das abas agora podem trabalhar embutidos próximos do abrir e fechar da barra lateral. tdf#67627 (Thomas Arnhold)
      • O menu da barra lateral agora tem a opção Fechar barra lateral. tdf#85937 (Samuel Mehrbrodt)
      • A barra lateral abre por padrão no Writer, Calc e Draw apresentando a guia de ícones. tdf#85935 (Jan Holešovský – Collabora)
      • As abas do Estilo agora são ícones. (Miroslav Mazel)
    Novos ícones para a aba de Estilos.
    • LibreOffice agora mostrará uma barra de informações para indicar claramente quando um documento está sendo aberto no modo somente leitura. Essa barra substitui o ícone Editar arquivo na barra de ferramentas principal, o qual foi removido assim como seus padrões de rotulagem e de uso por, comprovadamente, criar confusão entre alguns usuários. A ativação e desativação do modo somente leitura também está disponível no menu Editar ▸ Modo de edição ou através do atalho Ctrl + ⇧ Shift + M. tdf#80538 e tdf#80536 (Yousuf Philips, Samuel Mehrbrodt e Joren De Cuyper)
    A nova barra de informação permite indicar, de forma mais clara, a direção para os usuários.

    Abas mais legíveis

    • As abas de planilha no Calc e de camada no Draw não são mais integradas à barra de rolagem horizontal. Assim como muitos estilos visuais no Linux (em adição à configuração padrão do macOS), o uso de barras de rolagem muito finas tornavam as abas pequenas demais para serem facilmente clicadas e, mais importante, legíveis. tdf#36772 (Tomaž Vajngerl – Collabora e Samuel Mehrbrodt)
    • As abas foram atualizadas com uma visão mais suave e plana. (Tomaž Vajngerl – Collabora)
    Antes.
    Depois.

    Sifr é o tema padrão no macOS

    • Os ícones do tema Sifr passam a ser o padrão no macOS.
    Sifr é tema padrão no macOS.

    Página inicial

    • Modelos agora aparecem diretamente na Página inicial e pode ser fixado. (Efe Gürkan Yalaman – GSoC 2014 e Jan Holešovský – Collabora)
    Modelos aparecem na página inicial.

    Novos modelos

    • Novos modelos foram incluídos na instalação padrão. (Alexander Wilms, Edmund Laugasson, Jun Nogata, Michael Kovarik, Péter Szathmáry e Zirk)
    Novos modelos na Página inicial.

    Simplificação da caixa de diálogo de caractere especial

    • Os caracteres especiais são adicionados a um campo de caracteres de forma editável e pode ser inserido ou removido no local do cursor no campo. tdf#64302 e tdf#85907 (Szymon Kłos e Adolfo Jayme Barrientos)
    Caixa de diálogo Caractere especial foi simplificada em uma entrada de campo.

    Conversão das caixas de diálogos para WidgetLayout

    Aperfeiçoamento dos ícones

    • Novos ícones e mais adequados foram adicionados aos temas Tango, Sifr, e Oxygen. tdf#75256 e tdf#75359 (Mirek Mazel, Yousuf Philips, Cassandra Freund, Alexander Wilms e Adolfo Jayme Barrientos)
    • Ícones grandes são apresentados por padrão no Windows, da mesma forma que no Linux e no macOS. tdf#82309 (Jan Holešovský – Collabora e Yousuf Philips)

    Réguas não estão visíveis

    • A régua vertical fica escondida por padrão. O usuário pode habilitá-la em Ferramentas ▸ Opções ▸ LibreOffice Writer ▸ Visão. tdf#87923 (Jan Holešovský – Collabora)
    As réguas do lado direito estão mais discretas, evitando distração.
    • As réguas podem ficar visíveis ou não pela combinação de teclas Ctrl + ⇧ Shift + R. tdf#87042 (Mattias Põldaru)

    Favoritos na navegação

    • Os favoritos do navegador podem ser renomeados usando qualquer caractere que seja aceito como âncora HTML. LibreOffice agora aceita ponto (.) e dois pontos (:). tdf#56116 (Brij Mohan Lal Srivastava)

    Menu

    Menu de contexto no Writer

    • Cortar, Copiar e Colar são apresentados no topo do menu de contexto. tdf#71770, tdf#84293 (Jeffrey Stedfast – Xamarin e Yousuf Philips)
    • Writer tem o Colar especial no menu de contexto, como já é no Calc. tdf#62947 (Babu Vincent e Yousuf Philips)
    • Os itens do menu de contexto Fonte, Tamanho da Fonte e Alinhamento do Texto foram removidos, conforme estatísticas de pouco uso, melhorando o visual. tdf#81132 (Yousuf Philips e Samuel Mehrbrodt)
    Cortar, Copiar e Colar no topo do menu de contexto.
    Colar especial está disponível no menu de contexto.
    Algumas opções não muito usadas de formatação foram removidas.

    Menu de contexto no Calc

    • O menu de contexto que aparece para gerenciar planilhas agora possui um ícone. tdf#86476 (Yousuf Philips)

    Temas do Firefox

    • Os temas do Firefox agora podem ser escolhidos na barra de ferramentas. tdf#59299 (Michael Jaumann – LHM)
    Temas do Firefox na barra de ferramentas.

    Novo seletor de cores

    • Mostra as cores de documentos usados recentementes.
    • Suporte para diferentes paletas de cores e para o formato GPL, paleta do GIMP.
    • Permite abrir diretamente o seletor de cores e escolher outra cor.

    (Krisztian Pinter – GSoC 2014, Tomaž Vajngerl – Collabora, Maxim Monastirsky e Adolfo Jayme Barrientos)

    O novo seletor de cores.

    Aperfeiçoamento da barra de ferramentas no Writer

    • As barras de ferramentas Padrão e Formatação foram reorganizadas a fim de remover os recursos menos utilizados e adicionados recursos mais úteis, a fim de reduzir a necessidade de usuários irem buscar funcionalidades através de menus ou pela personalização de suas barras de ferramentas. Botões mais úteis foram adicionados à barra de ferramentas, mas são escondidos por padrão e podem ser facilmente ativados. tdf#81475 (Yousuf Philips e Samuel Mehrbrodt)
    Antes (acima) e depois (embaixo) para ver a diferença visual na barra de ferramentas.

    Aperfeiçoamento da barra de ferramentas no Calc

    • As barras de ferramentas Padrão e Formatação foram reorganizadas a fim de remover os recursos menos utilizados e adicionados recursos mais úteis, a fim de reduzir a necessidade de usuários irem buscar funcionalidades através de menus ou pela personalização de suas barras de ferramentas. Botões mais úteis foram adicionados à barra de ferramentas, mas são escondidos por padrão e podem ser facilmente ativados no menu de contexto, na opção “Personalize a barra de ferramentas…” ou Ferramentas ▸ Personalização…. tdf#85594 (Yousuf Philips)
    Antes (acima) e depois (embaixo) para ver a diferença visual na barra de ferramentas.

    Aperfeiçoamento da barra de ferramentas no Impress

    • A barra de ferramentas Padrão foi reorganizada com as características mais utilizadas. tdf#84909 (Yousuf Philips)
    Antes (acima) e depois (embaixo) para ver a diferença visual na barra de ferramentas.

    Estilo com menu suspenso

    • O estilo da lista suspensa agora tem um menu dividido para editar ou atualizar o estilo selecionado. tdf#62081 (Szymon Kłos e Samuel Mehrbrodt)
    Menu dividido com opções para o estilo selecionado na lista suspensa.

    Refeito menu suspenso para espaçamento entre linhas de parágrafo

    • O menu suspenso de Espaçamento entre linhas foi colocado sobre a barra lateral para permitir a integração com a Barra de ferramentas padrão. tdf#83076 (Jan Holešovský – Collabora e Yousuf Philips)
    Espaçamento de linhas em ação.

    Menus suspensos para Relevo e Numeração

    • Novos menus suspensos de Numeração e Relevo foram adicionados para evitar a necessidade de abrir uma completa caixa de diálogo. tdf#85804 (Maxim Monastirsky e Yousuf Philips)
    Nova lista suspensa em ação.

    Redimensionamento de imagem

    • As imagens podem ser proporcionalmente redimensionadas por padrão no Calc e no Impress/Draw como no Writer. tdf#83808 (Samuel Mehrbrodt)

    Configuração

    Firefox

    • Removida a característica de embutir o LibreOffice em certos navegadores pelo obsoleto NPAPIWikipedia logo v3.svg (wiki inglesa) Ferramentas ▸ Opções… ▸ Internet ▸ Plug-in do navegador ▸ Exibir documento no navegador. Para mais detalhes, acesse esta página. (Bryan Quigley)
    • Novos temas para busca. (Rachit Gupta – GSoC 2014)
    Uma nova caixa de diálogo para busca de temas.

    Localização

    Novas localidades

    • Idiomas adicionados com suporte a padrão dos documentos e formatação específica de localidade.
      • Catalão de Valência [ca-ES-valencia]. tdf#83292 (András Timár)
    • Melhorias nas ferramentas de idioma (corretores ortográficos, padrões de hifenizações e palavras afins agrupadas – tesauro) e atualizações, conforme informação do repositório:
      • Português do Brasil [pt-BR] (Raimundo Moura)
      • Francês (Olivier R.)
      • Esloveno (Martin Srebotnjak)
      • Russo (Yakov Reztsov)
      • Espanhol (Adolfo Jayme Barrientos)

    Aperfeiçoamento da tradução

    Leia também: modificação de termos

    Localização informada na janela Sobre

    • A caixa de diálogo Sobre informa ao usuário a localização corrente utilizada. tdf#85432 (Brij Mohan Lal Srivastava)
    A informação de localização, fornecida pelo ID da compilação, pode ser útil na depuração de questões relacionadas a idiomas.