O Manifesto da próxima década

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search

Nos dez últimos anos, a comunidade OpenOffice.org desenvolveu, apoiou e promoveu a suíte de escritório de código fonte aberto de maior sucesso no mundo. Agregamos o apoio e o trabalho de dezenas de milhares de pessoas e empresas neste período.

Hoje chamamos todos os nossos amigos da comunidade para juntos caminharmos para a próxima fase do nosso desenvolvimento, pois a The Document Foundation (TDF) se tornou uma fundação independente.

Nossos valores

NOS COMPROMETEMOS A: REJEITAMOS:
Eliminar a exclusão digital na sociedade ao oferecer a toda e qualquer pessoa acesso sem custo a ferramentas de produtividade de escritório para permitir exercerem sua cidadania no século 21. Ferramentas de produtividade de escritório proprietárias, nas mãos de empresas monopolizadoras, que impõem uma taxação de facto da liberdade de expressão global e penaliza os economicamente despossuídos.
Apoiar a preservação das línguas locais ao motivar os cidadãos a traduzirem, documentarem, apoiarem e promoverem nossa ferramenta de produtividade de escritório em sua língua materna. A constrição dos ambientes de trabalho dos computadores por um único idioma, forçando os cidadãos a aprenderem uma língua estrangeira antes de poderem se expressar eletronicamente.
Permitir aos usuários de software de escritório reterem a propriedade intelectual dos documentos que criarem ao utilizarem formatos abertos de documentos e padrões abertos. Os formatos proprietários de arquivos, que legalmente os fazem pertencer às empresas privadas de software – documentos pertencem a seus criadores e não pertencem aos fabricantes de software.
Um processo de desenvolvimento de software que seja aberto, passível de ser revisto entre pares de forma transparente e onde a excelência técnica é valorizada. Um processo de desenvolvimento fechado onde erros são ocultados e baixa qualidade é aceita.

Nossa forma de trabalhar

Nossos valores essenciais nos levam a acreditar nas seguintes formas de trabalho:

  • O domicílio para nossas atividades será uma fundação democrática, independente e autogovernada.
  • O acesso à fundação será aberto a todo indivíduo que concordar com nossos valores essenciais e contribuir para nossas atividades.
  • Apoiamos a participação de empresas, através do patrocínio de profissionais que trabalhem com isonomia e em conjunto com os demais contribuintes da comunidade.


A Fundação será realizada em uma organização sem fins lucrativos que será proprietária dos ativos e conduzirá transações financeiras e legais em nome da Comunidade.