TDF/Conselho consultivo

    From The Document Foundation Wiki

    Este documento é provisório, e consiste em uma proposta para o processo de associação ao Conselho Consultivo (Advisory Board). Note que este texto não é definitivo.

    Informação Geral

    A função primordial do Conselho Consultivo é representar os patrocinadores da The Document Foundation, e fornecer ao Conselho de Administração orientação, propostas e condução. O Conselho de Administração será atencioso às orientações do Conselho Consultivo, mas não terá a obrigação de segui-las. O Conselho de Administração poderá consultar o Conselho Consultivo quando julgar apropriado, e de forma similar, o Conselho Consultivo poderá submeter opiniões, propostas e condução quando julgar necessário.

    Fluxo de trabalho do Conselho Consultivo

    Recomenda-se que o Conselho Consultivo e o Conselho de Administração tenham um (1) encontro presencial anual para discutir projetos e outros assuntos que ambos considerem relevantes. Em princípio, o conteúdo e as atas desses encontros serão tornados públicos, entretanto, partes dos anais podem ser mantidos confidenciais (consulte-se o Transparency, Conduct of Business, and Confidentiality).

    A lista de membros do Conselho Consultivo será publicada em mídia de acesso público, e deve ser mantida atualizada sempre. A comunidade será notificada imediatamente de qualquer mudança relacionada a seus membros, composição e funcionamento do Conselho Consultivo, através de um anuncio em mídia de acesso franqueado ao público.

    Responsabilidades do Conselho Consultivo

    • Receber e fornecer sugestões e discussões sobre tópicos enviados ao Conselho Consultivo ou discutidos nos encontros do Conselho Consultivo. Os tópicos incluem relatórios financeiros, status dos projetos e planejamento de eventos.
    • Promover o software desenvolvido pela The Document Foundation tal como o LibreOffice. A The Document Foundation e o Conselho Consultivo trabalharão juntos nesta promoção, e seus membros são instados a trabalharem com a The Document Foundation na promoção de seus produtos quando oportunidades aparecerem. Por exemplo, palestrando sobre o LibreOffice em congressos e fóruns, ou em encontros ou comitês de empresas e governo, quando a audiência não estiver familiarizada com o LibeOffice.
    • Identificar ou apresentar oportunidades de colaboração e avisar a The Document Foundation sobre desenvolvimentos significativos e relevantes no seio da indústria ou de grupos de trabalho. Incluem-se sugestão da participação da Foundation em eventos importantes ou indicando oportunidades de parcerias, bem como apresentar a Foundation a outras empresas e organizações.
    • Ajudar a The Document Foundation a crescer e a aprimorar-se como organização. Identificar serviços que a The Document Foundation poderá prover para seus membros, seu Conselho Consultivo e usuários. Inclui sugestões para eventos, ou deficiências do projeto (documentação, integração, suporte) que possam ser tratadas pelos recursos da The Document Foundation.
    • Fornecer mentorship e orientação aos membros da comunidade que trabalham nos projetos tais como marketing, finanças e levantamentos de fundos. O mentorship pode ser fornecido diretamente pelo membro do Conselho Consultivo ou por outros em suas empresas.
    • Garantir que suas empresas estejam envolvidas e comprometidas nas discussões à jusante (upstream) e eventos onde o assunto for relevante. Por exemplo, garantir que as devidas pessoas estejam assinando as listas corretas e estejam envolvidas nas discussões à jusante (upstream).
    • Participar e patrocinar eventos da The Document Foundation que estejam alinhados com as necessidades dos membros do Conselho Consultivo.
    • Guiar, orientar e oferecer recursos. Essa orientação pode incluir não somente oportunidades de como levantar fundos, mas também resolver problemas de forma alternativa. Exemplos incluem ajudar a resolver nossa carência de recursos administrativos, planejamento de eventos, etc...

    Associar-se ao Conselho Consultivo

    Havendo interesse de sua empresa ou organização em participar do conselho consultivo, contate um dos membros do Conselho de Administração [endereço a adicionar aqui].

    Encargos anuais

    Os encargos anuais para empresas membros do Conselho Consultivo estão listados abaixo. Estes valores ajudarão a financiar as operações da The Document Foundation. Os relatórios publicados pela The Document Foundation indicarão como esses encargos são utilizados para ajudar o projeto.

    • USD 20.000,00 - Custo do assento no Conselho para membros sem contribuição em tempo integral no desenvolvimento dos produtos da TDF.
    • USD 10.000,00 - Custo do assento no Conselho para membros com contribuição em tempo integral de 1 ou 2 desenvolvedores no projeto LibreOffice.
    • USD 10.000,00 - para empresas com menos de 50 empregados.