Jump to content

Diversity & Inclusion group

From The Document Foundation Wiki
This page is a translated version of the page Diversity and the translation is 100% complete.

Aviso: O título exibido "Diversity & Inclusion group" substituí o título anterior "Diversidade".

Quem somos

A comunidade por trás do LibreOffice e do projeto Document Liberation está crescendo rapidamente, e queremos “ouvir” todas as diferentes vozes que estão tornando nossos projetos bem-sucedidos. Às vezes, também é difícil participar para pessoas que não falam inglês ou cuja compreensão depende de serviços de tradução online.

O LibreLadies foi o primeiro subprojeto que iniciamos para conectar e ajudar mulheres interessadas em usar e contribuir com o LibreOffice.

Enquanto trabalhávamos nesta declaração de missão e, em geral, na Fundação e seus projetos, começamos a discutir os conceitos de “diversidade” e “inclusão” para “promover a contribuição para o LibreOffice e o projeto Document Liberation a um nível diferente”.

Os primeiros canais criados para o grupo LibreLadies ainda estão ativos e você está convidado a se juntar a nós através da lista de discussão ou do canal IRC que está conectado a um grupo do Telegram.

O grupo de diversidade e inclusão é o nosso próximo passo para promover e melhorar o que escrevemos no nosso “Manifesto da Próxima Década” em 2010 e os valores compartilhados com o primeiro grupo de fundadores e membros da comunidade.

Objetivo e missão

Nossa comunidade se baseia no respeito mútuo, na tolerância e no incentivo, e estamos trabalhando para ajudar uns aos outros a viver de acordo com esses princípios. Acreditamos firmemente que a cooperação entre comunidades é fundamental para o crescimento de uma comunidade próspera. Por esse motivo, temos orgulho de compartilhar nossas opiniões também com membros de diferentes comunidades, como o Fedora (https://fedoraproject.org/wiki/Diversity).

Consulte nosso Código de Conduta (https://www.documentfoundation.org/foundation/code-of-conduct/) se precisar de mais informações.

Junte-se a nós

Grupo LibreLadies

No momento, estamos usando os mesmos canais criados para o grupo LibreLadies.

Não importa se você é mulher (cis ou trans), homem ou pessoa de gênero não binário, queremos tornar seu primeiro contato conosco o mais simples possível.

Uma ótima maneira de começar é inscrever-se na nossa lista de discussão e enviar uma mensagem apresentando-se e seus interesses (que tipo de contribuições você gostaria de fazer?).

Você também pode se juntar a nós em nosso canal IRC, #libreladies, no Libera Chat, que está conectado ao grupo do Telegram @libreladies.

Grupo de Ligação

Você pode participar do grupo em: https://community.documentfoundation.org/c/liaisons/21

Não hesite em se apresentar aqui e nos dizer o que você gostaria de fazer.

Subprojetos atuais

LibreLadies

Já é difícil se tornar membro de uma nova comunidade e aprender sua cultura e seus processos. As mulheres (uma minoria nas comunidades de código aberto) enfrentam um conjunto único de desafios e passam por experiências diferentes das dos homens quando tentam se tornar colaboradoras. Como as mulheres são uma minoria, é mais difícil para nós encontrar outras pessoas que tenham passado pelas mesmas coisas ou com quem possamos compartilhar experiências e conselhos.

O objetivo da LibreLadies é atender a essa necessidade.

O LibreLadies está planejando algumas atividades (online e offline), cujo objetivo principal é compartilhar experiências para motivar outras mulheres a fazer parte das comunidades de código aberto e contribuir. Oferecer modelos a seguir, aumentando a visibilidade das mulheres ativas no LibreOffice, incentivará outras colaboradoras. Outra forma é dar palestras em conferências de código aberto e incentivar e educar ativamente a comunidade LibreOffice para aumentar a compreensão das questões enfrentadas pelas mulheres que desejam contribuir para nossa comunidade. Cada evento será bem documentado para que também possa ser usado por outras comunidades.

Contatos

A proposta é capacitar alguns colaboradores locais para serem os representantes de suas comunidades. Isso será elaborado em conjunto com o MC e a comunidade local.

O nome preferido para esta função será “Liaison”, mas também poderá ser “embaixador” (prefere-se “liaison” porque se trata realmente de conectar pessoas).

Esta função terá algumas “obrigações”, mas também oferecerá incentivos (brindes, viagens para conferências/Fosdem, distintivos abertos para cada progresso) com ênfase no reconhecimento oficial.

A função inclui:

  • Desenvolver uma equipe local, caso não exista, que deve ser um dos primeiros objetivos principais.
  • relatório sobre suas atividades, algumas linhas a cada trimestre que poderiam ser transformadas em um blog
  • traduzir/informar sobre as atividades internacionais:
    • para isso, devem ler as atas e o boletim informativo do ESC/MC/UX/Conselho
    • leia regularmente o blog da TDF
  • organizar sessões online com as comunidades locais
    • comunicar amplamente sobre essas sessões, local e globalmente
  • organizar eventos locais com a ajuda do orçamento da TDF
    • O evento também poderia ser um workshop sobre controle de qualidade, desenvolvimento ou localização.

A TDF organizará sessões online com todos os contatos regularmente, podendo ser individualmente ou em grupos, mas a regularidade é encorajadora e motivadora:

  • para poder ajudá-los em sua missão
  • para poder estar ciente das dificuldades o mais cedo possível
  • compreender as diferenças entre as diversas comunidades locais e o que deve ser feito para eliminar as barreiras
  • ser capaz de comunicar sobre o seu trabalho

A TDF criará uma categoria dedicada na Comunidade onde eles poderão trocar ideias, pedir feedback, informações, etc.

Haverá sessões de integração onde o TDF, os projetos e as ferramentas (reembolso, eventos, weblate, comunidade, etc.) serão apresentados juntamente com os objetivos da função.

A sessão de integração irá:

  • dê exemplos de áreas de contribuições
  • dar uma explicação clara sobre o que é a TDF (manifesto, estatutos)
  • Descreva o Conselho, o MC, as atividades de certificação e onde encontrar informações/notícias/reuniões.
  • descreva quem está fazendo o quê na equipe para pontos de contato diretos

Serão organizados workshops ou sessões online como os realizados por Ilmari, onde os diferentes projetos são apresentados numa primeira fase e, em seguida, são criadas ligações entre as comunidades locais e os projetos (quando houver interesse suficiente :)

Veja também:

Equipes de idiomas

Eventos (lista de eventos organizados ou participados pelo grupo)

  • * OSCAL 2018 (talk and workshop)
  • Conferência LibreOffice 2017 (workshop)
  • OSCAL 2017 (conversa)

Recursos