Trabalhando com Estilos no Calc

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search

Para aplicar um estilo em células, abra o diálogo de Estilos e formatação:

  1. escolha Formatar ▸ Estilos e formatação;
  2. ou pressione F11;
  3. ou clique no primeiro ícone da barra de formatação.

Dentro da tela Estilos e formatação, existem vários estilos já prontos para uso. Você pode escolher o estilo Padrão e modificá-lo como você desejar:

  1. selecione o estilo Padrão;
  2. clique com o botão direito do mouse para exibir o menu de contexto;
  3. selecione Modificar…

Est Calc 1.jpg

Esta janela inclui todas as guias necessárias para formatar as células (fontes, alinhamentos, números etc.). Na prática, a guia Números é a mais usada.

Vamos dar uma olhada na categoria Moeda da guia Números. Aqui, você pode escolher qual estilo de moeda você deseja usar para o seu trabalho. Abaixo, você pode ver o que é mostrado se você clicar nesta categoria:

Est Calc 2.jpg

Um campo denominado Código de formato é mostrado. Selecione seu estilo de moeda e um exemplo é mostrado à direita. A linguagem é a que você escolher como padrão nas opções globais da sua instalação do LibreOffice. Em Opções, selecione o número de casas decimais que você deseja que sejam mostradas, a cor dos números negativos, etc.

Quando você tiver completado as suas escolhas, clique no botão OK e todas as células formatadas com o estilo padrão irão mudar de acordo com as novas opções selecionadas.

Nota : Se você deseja modificar o estilo de algumas células, ao invés de mudar o estilo Padrão, acione o menu de contexto do Estilos e formatação com o botão direito do mouse e selecione Novo…. Desta maneira você será capaz de criar o seu próprio estilo. Repita as mesmas ações que você poderia ter feito para modificações do estilo Padrão. Depois, dê um nome para o novo estilo na guia Organizador e clique em OK. O seu novo estilo será mostrado na janela de estilos. Para aplicar o estilo em uma ou mais células, localize o seu cursor dentro da célula ou selecione algumas células, e dê um duplo clique no nome do seu novo estilo, dentro da lista de estilos.

Mais uma vez, tudo ocorre dentro da lista de estilos do Estilos e formatação!

Clique no segundo ícone do Estilos e formatação para acessar os Estilos de página;

Est Calc 3.jpg

clique com o botão direito em estilo Padrão e selecione Modificar…; a janela que irá aparecer tem algumas novas guias:

Est Calc 4.jpg

Lembre-se: é dentro desta página que você pode selecionar o cabeçalho e o rodapé de suas planilhas e a cor do fundo também. Algumas guias são as mesmas que nós apresentamos no procedimento anterior, então não serão explicadas novamente.

Ao invés disso, preste atenção para a guia Página:

  1. na seção Formato do papel, você pode escolher não apenas o tipo de papel como também a sua orientação. A planilha mostrada à direita reflete suas modificações em uma pequena amostra;
  2. na seção Margens, você determina as dimensões das margens. Se você defini-las além da área de impressão, uma mensagem irá alertá-lo;
  3. a seção Definições de leiaute permite a você selecionar e alinhar o conteúdo das células dentro de uma planilha. Escolha como desejar!

Agora, vamos examinar uma outra guia muito interessante: a guia Planilha.


Est Calc 5.jpg


Esta guia é praticamente autoexplicativa, exceto pela seção Escala, que é um pouco mais complexa:

  1. Reduzir/Aumentar impressão permite a você diminuir ou aumentar o tamanho da imagem impressa de sua planilha;
  2. Ajustar intervalo(s) de impressão ao número de páginas permite a você determinar o número exato de páginas nas quais a pasta de trabalho será impressa. O tamanho das planilhas será ajustado para caber no número indicado.
  3. Ajustar intervalo(s) de impressão à largura/altura permite determinar o número de páginas que serão ocupadas pela impressão na altura e na largura. É adequada para a composição de painéis ou planilhas muito grandes.


Usando a ferramenta AutoFormatação

Atenção: para utilizar esta ferramenta, você tem que selecionar várias células, colocando em destaque uma área de células. A função não funciona para uma ou duas células somente, mas apenas para um grupo de células. Você pode acionar o formatador selecionando AutoFormatar a partir do menu Formato.


Est Calc 6.jpg


Incrível! Parece que todo o trabalho de apresentação foi feito automaticamente! :-)

Você apenas tem que clicar no nome da formatação que você prefere!

É claro, você poderá criar os seus próprios formatos (veja o botão Adicionar… à direita) e, eventualmente, deletar quando resolver que este tipo de formato não é mais adequado para você!

Clicando em Mais >>, alguns formatos adicionais irão aparecer. Se você modificá-los, o resultado será apresentado na imagem de visualização prévia mostrada na janela Formatação automática.

Nota: se você desejar desfazer uma ação de AutoFormatação, selecione a zona na qual você aplicou o estilo, clique com o botão direito do mouse, para exibir o menu de contexto, e escolha Padrão.


Autora: Sophie Gautier

Tradutor para o português do Brasil: Fábio Feitosa Carvalho

Revisora, versão 2.0: Tássia Camões

Revisor, versão 3.0: Gustavo Pacheco