Development/gerrit/SubmitPatch/pt-br
TDF LibreOffice Brasil Community Blogs Traduções TestLink ODFAuthors Nextcloud Redmine Perguntas e respostas | Doar
Contents
Como enviar um patch para revisão com o Gerrit
Enviando patches para revisão
Crie e envie suas modificações ao Gerrit para revisão (a documentação oficial do gerrit está aqui):
git checkout -b <um_nome_para_um_ramo_local_a_escolha> # Cria um ramo para trabalhar à parte e vai para ele [Faça suas alterações no código] git add [...arquivos] # todos os arquivos novos _e_ os alterados git commit git push origin <um_nome_para_um_ramo_local_a_escolha>:refs/for/master
Nota: os passos git add e git commit podem ser feitos usando git gui.
Somente a última linha é especial e fará o push de todos os patches do seu ramo atual para a fila de revisão no ramo master (Ajuste adequadamente, se desejar enviar um patch para um dos ramos de release ou demais). Como contribuinte ocasional, seu patch deve conter o mesmo endereço de e-mail da sua conta no Gerrit, senão você não terá a autorização de push.
Se o push for bem sucedido, o git lhe relatará onde seu commit ficará à espera de revisão. O URL será algo como https://gerrit.libreoffice.org/#/c/229/.
É uma boa ideia manter seu ramo local com suas modificações enquanto aguarda revisão, porque, caso necessite de alterar seu patch após revisão, você pode fazê-lo facilmente. Enquanto isso, você pode voltar ao ramo master com:
git checkout master
para trabalhar em outras modificações, bastando repetir o procedimento anterior (criar um ramo local, programar, realizar o commit e depois o push).
Revisando um patch seu
Se você seu código foi revisado, você poderá ter que reenviar uma versão melhorada. Para isto, vá para o ramo local com sua modificação, altere o código, e reenvie como emenda:
git checkout <nome_do_ramo_local_associado_ao_patch> [modique os arquivos necessários] git add ... # adicione qualquer coisa necessária aqui git commit --amend # isto "emenda" o commit mais recente do ramo, em vez de criar outro git push <nome_do_ramo_local_associado_ao_patch>:refs/for/master
A mensagem de commit contém uma linha "Change-Id: ...". Graças a ela, o Gerrit saberá que se trata de uma nova versão de um patch existente.
Enviando comentários de revisão
Se quiser, você pode adicionar um novo comentário ao conjunto de patches que foi enviado. Considerando que seu número de mudança é 232 e que a nova mudança tem número 2, você pode fazer
ssh logerrit gerrit review 232,2 -m '"atendi todos os comentários de Bjoern, mas discordo do comentário da linha 3."'
Note as aspas duplas ao redor do comentários de revisão (uma para escape ao shell, e outra para o servidor do gerrit).
Isso também pode ser feito acessando o site do Gerrit.
Enviando patch como rascunho
Se você usar
git push origin <nome_de_um_ramo_local_a_escolha>:refs/drafts/master
em vez de
git push origin <nome_de_um_ramo_local_a_escolha>:refs/for/master
você vai criar uma modificação em rascunho. Ela será visível apenas para você e quem quer que você tenha adicionado como revisor com o botão "Add reviewer" do Gerrit. Pode ser prático para discutir alterações que estejam em andamento.
Usando logerrit
Se deseja usar o comando logerrit, veja uma versão antiga desta seção.
Enviar patches para revisão dos submódulos dicionários, helpcontent2, traduções
Veja a página dedicada a submódulos.