Documentation/Screenshots/pt-br

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search

Cópias de tela para documentação

Esta página descreve a forma de criar cópias de tela das caixas de diálogo do LibreOffice e incluí-las em documentos ou na Ajuda. Para a Ajuda, o pre-requisito é ter um clone do repositório no git da Auda do LibreOffice ou o build do LibreOffice core que inclua a Ajuda (chave --with-help). Para cópias de tela em vários idiomas, faça o build com --with-lang=$language_list, onde $language list é uma lista de duas ou tres letras do código de idioma separados por um espaço, por exemplo, en-us de fr es ru pt-BR

Conceitos básicos

Toda caixa de diálogo do LibreOffice tem um identificador (Help ID) único (de forma que o navegador da Ajuda sabe a página de Ajuda a ser aberta quando o usuário chama a Ajuda numa dada caixa de diálogo). O Help ID se parece com:

cui/ui/areatabpage/AreaTabPage

i.e. se parece com um caminho do arquivo .ui do diálogo. Decidimos formar ID's das cópias de tela das caixas de dialogo (e assim ter o caminho das imagens) como cópias dos próprios Help ID's para evitar mais um mapeamento. Portanto a cópia de tela da caixa de diálogo (Format ▸ Area) se encontra no seguinte caminho:

cui/ui/areatabpage/AreaTabPage.png

e sua versão traduzida (onde $language_code é o código do idioma em 2 ou 3 letras) em:

cui/ui/areatabpage/$language_code/AreaTabPage.png

Na raiz do código da Ajuda, os arquivos com as cópias de tela que são usados nas páginas de Ajuda (arquivos xhp) ficam na seguinte pasta:

helpcontent2/source/media/screenshots

em caminhos que correspondam aos IDs das copias de tela como explicado acima.

Criar séries de cópias de tela automaticamente

Para criar cópias de tela em cada caixa de diálogo no LibreOffice de uma só vez, execute:

make screenshot

na raiz de sua cópia do código fonte do LibreOffice. Você também pode criar cópias de tela nos módulos individuais. Por exemplo, o comando abaixo cria as cópias de tela para as caixas de diálogo do LibreOffice Calc (sc):

make sc.screenshot

Após o comando terminar, as cópias de tela serão armazenadas na seguinte paste do código do LibreOffice:

workdir/screenshots

nos seus respectivos caminhos. Se tiver feito o build do LibreOffice com suporte a idiomas (--with-lang, veja acima), este comando criará as copias de tela em todos os idiomas especificados..

Criar uma cópia de tela manualmente

Para criar uma cópia de tela de uma caixa manualmente ao executar o LirbeOffice, é preciso ativar o modo experimental com o botão Ferramentas ▸ Opções ▸ Avançado ▸ Configuração para especialistas. A chave de configuração relevante é org.openoffice.Office.Common.Misc.ScreenshotMode. Quando ativado, um clique no botão direito do mouse na caixa de diálogo fará abrir um menu de contexto (onde ficam os botões "OK", "Cancel" etc.):

Screenshotmode.png

Clique em Screenshot no menu de contexto para criar uma cópia de tela da caixa de diálogo. Na caixa que aparece, haverá a cópia de tela na área de visualização e uma área de texto. Se tiver satisfeito com o resultado, clique em Salvar captura de tela... para salvar o arquivo em qualquer pasta que deseje, de preferência em helpcontent2/source/media/screenshots com o caminho que identifica a ID da imagem, mas não é obrigatório. Importe a figura no seu documento como normalmente.

Incluir cópias de tela nas páginas da Ajuda

  1. Se criou cópias de tela com o comando make screenshot, copie a imagem da pasta workdir/screenshots para a pasta helpcontent2/source/media/screenshot
  2. Se criou as cópias manualmente, a melhor solução é salvar diretamente em helpcontent/source/media/screenshots, respeitando o caminho do ID da cópia.

Utilize seu editor de páginas da Ajuda preferido (seja manualmente ou usando extensão HelpAuthoring). Um trecho de código do .xhp a incluir na página similar a este abaixo aparece:

<paragraph id="par_id083120160609088310" role="paragraph" xml-lang="en-US"><image id="img_id083120160608495768" src="media/screenshots/cui/ui/areatabpage/AreaTabPage.png"
 width="9.0417in" height="6.9791in"><alt xml-lang="en-US" id="alt_id083120160608495768">Area dialog</alt></image></paragraph>

Ou então, se for da forma manual, copie e cole o código na sua página:

ScreenshotMarkup.png

Committing your changes

This is no different from committing other changes to help content, the only gotcha is adding new files with screenshots under git version control:

git add source/media/screenshots/screenshot/you/have/added.png 
git add source/text/help/file/you/have/changed.xhp
git commit -m "Added new cool screenshots"