Extensão Número por extenso - página de desenvolvimento

    From The Document Foundation Wiki

    Sugestões

    Em 16 de maio de 2011 16:38, José Eduardo da Rocha Andrade escreveu:

    Boa tarde Gustavo

    Esta extensão é muito útil e creio que pode evoluir muito mais. Envio então sugestões para melhorias:

    Estender ao módulo Base como uma função, pois poderá haver a necessidade de se criar algum trabalho que precise do valor por extenso (geração de duplicatas, notas promissórias ou cheques de pagamento etc)

    Colocar outras grandezas de medidas (medidas de comprimento, área, volume) e suas respectivas subdivisões (milimetro, centímetro, metro, quilometro etc).

    No Calc, colocar a possibilidade de referenciar a célula de origem do valor, que poderá ser o resultado de uma fórmula, para evitar a redigitação do valor ( que pode dar margem a erro de digitação) e qualquer alteração na planilha irá se refletir no valor por extenso (auto correção do valor por extenso).


    No Writer, ver a possibilidade de se mostrar o menu por extenso (nE) na localização do cursor, logo após o término da digitação do número, abrindo um menu ao clicar nele, para permitir a escolha da grandeza a ser utilizada (padrão seria o monetário pt br).

    Espero ter colaborado.

    Bom trabalho

    Eduardo


    Em 16 mai 2011, Vitorio Furusho escreveu

    Gustavo e José Eduardo,

    No antigo editor de texto FÁCIL! tinha essa proposta tua. - possibilitava até 4 moedas diferentes - número por extenso - com respectivas descrições de partes inteira e fracionária

    Um abraço, Vitorio FURUSHO


    Em 19 de maio de 2011 20:08, Noelson Duarte escreveu

    Olá a todos,

    Vamos por partes:

    1) Estender a função para o BASE

    Até o momento não existe nenhuma API do LO que permita integrar funções do usuário ao BASE. Portanto, no momento, via BASIC é impraticável. Tempo atrás, lí na documentação do HSQL que é possível utilizar funções JAVA (e também SQL) com o HSQLDB. Mas esta seria uma solução para o HSQL, o que excluiria as outras interfaces de acesso a BD. Sugiro deixarmos em aberto.

    2) Oferecer outras unidades na extensão É possível.

    É necessário definir as unidades e fazer as alterações na GUI eno código.

    3) Uso como fórmula do CALC

    Existe a solução paliativa do NEXTENSO() já apresentada pelo Toninho e pelo Gustavo, mas é limitada pois não pode ser usada via menu Inserir>Função. Portanto, o ideal é desenvolver um add-in para integrar a função ao Assistente de Funções do Calc, isto é simples, mas não pode ser implementado em BASIC. Sugiro implementar usando Python.


    4) Uso a partir do menu de contexto (após a digitação do número)

    Não recomendo implementar com o BASIC, aqui o ideal seria reescrever tudo em Java ou C++. Sugiro deixarmos em aberto.

    5) Oferecer outras moedas

    É possível, mas é preciso escrever funções específicas para cada moeda oferecida, o que implica no conhecimento das regras para tal.

    Gustavo, a função NEXTENSO() podia ser instalada através do documento que a distribuia. Isto evitava o uso de um modelo específico.

    Abraços. Noelson

    Em 22 de maio de 2011, Gustavo Pacheco escreveu

    Verificar se a sugestão do Furusho é baseada na tradução da extensão ou na implementação da função em português para outras moedas (simplesmente incluir euro, dólar, peso, etc...). Se for a segunda opção, é possível uma implementação numa versão posterior.