Perguntas Frequentes sobre a The Document Foundation e o LibreOffice

From The Document Foundation Wiki
< Faq
Jump to: navigation, search

O que é a The Document Foundation?

The Document Foundation (TDF) é uma fundação meritocrática, independente e autônoma criada por lideres da antiga Comunidade OpenOffice.org. Eles continuam a desenvolver, na Fundação, o mesmo trabalho dedicado ao projeto OpenOffice.org durante mais de dez anos. A TDF foi criada a partir da convicção de que uma fundação independente é o instrumento mais adequado aos valores mais essenciais da Comunidade: transparência e valorização das pessoas pelas suas contribuições.

A TDF está aberta a qualquer pessoa que concorde com os nossos valores fundamentais e tenha interesse em participar das nossas atividades. A participação das empresas é bem-vinda, por exemplo, através do patrocínio de pessoas para trabalhar ao lado de outros colaboradores da comunidade.

Como foi a criação da The Document Foundation?

responde Oliver Hallot, membro do Conselho Diretivo da TDF:
"Como membro do Community Council do projeto OpenOffice.org e com a força da comunidade brasileira do LibreOffice, fizemos contato com alguns membros importantes da comunidade internacional que não eram ligados à Oracle e começamos a delinear as necessidades das comunidades do OpenOffice.org em todo o mundo. É verdade que já existia um histórico de atritos ocasionados pelos interesses empresariais da Sun versus os interesses das comunidades. Mas a nossa visão era que não havia mais como postergar a criação de uma entidade independente. Foram muitos telefonemas, e-mails, chats; criamos uma lista e um wiki de acesso restrito para, em equipe, criarmos as bases de nossa visão comunitária. Na 10.ª Conferência Internacional da comunidade OpenOffice.org, em Budapeste, nos reunimos em separado e estabelecemos em um jantar as bases, o cronograma, e as ações para criar a TDF. Logo, nossa equipe dobrou de tamanho e, em 30 dias, criamos nome, marca, press release, wiki, site, infraestrutura. Foi um trabalho digno de um time de primeira linha, com recursos escassos, mas com muita garra e energia."

Qual é a missão da The Document Foundation?

Nossa missão é facilitar a evolução mundial da comunidade OpenOffice.org em uma nova estrutura organizacional, aberta, independente e meritocrática. Entendemos que uma fundação independente corresponde melhor aos valores de nossos colaboradores, usuários e apoiadores, permitindo que a comunidade seja mais eficiente, transparente e inclusiva. Nós vamos proteger os investimentos do passado, com base nas sólidas conquistas de nossa primeira década, encorajar a ampla participação, e coordenar todas as atividades da Comunidade.

Quais as principais melhorias que o LibreOffice passou a oferecer em relação ao OpenOffice.org?

O projeto LibreOffice é uma composição do projeto Go-OO, patrocinado pela Novell, com o OpenOffice.org, patrocinado pela Oracle. A base de código do LibreOffice é o OpenOffice.org 3.3, ao qual foram agregadas as melhores funcionalidades introduzidas pelo Go-OO. Durante anos, o Go-OO foi largamente conhecido no mundo GNU/Linux pois fez parte das distribuições das famílias Debian, Mandriva, Suse e Ubuntu, entre outras. Entretanto, o Go-OO não fazia parte da família Red Hat, que utilizava o OpenOffice.org. Assim, com a participação de desenvolvedores de todas essas empresas e comunidades, o LibreOffice foi criado através da mesclagem das melhores funcionalidades do OpenOffice.org e do Go-OO.

Inicialmente, o LibreOffice 3.3 trouxe características similares ao OpenOffice.org na mesma versão. Em particular, melhorias no tratamento de grandes planilhas(até 1.048.576 linhas), abrir e salvar arquivos OOXML, formatar páginas de título, novos recursos para gráficos e melhorias em geral em relação à versão 3.2.

A relação completa das novas funcionalidades do LibreOffice está disponível neste documento.

O que é o BrOffice?

BrOffice foi o nome do pacote de aplicativos LibreOffice no Brasil até a versão 3.3.

No Brasil, o nome do pacote de aplicativos continuará a ser BrOffice?

Não. O nome do pacote de aplicativos no Brasil passou a ser LibreOffice a partir da versão 3.4, lançada em maio de 2011.