Documentation/NextcloudClient/pt-br

    From The Document Foundation Wiki
    This page is a translated version of the page Documentation/NextcloudClient and the translation is 97% complete.
    Other languages:

    Preambulo

    A The Document Foundation está utilizando o NextCloud para produzir os Guias e outros documentos. Mostramos aqui como preparar o software cliente NextCloud num computador e como fazer uma sincronização inteligente com uma pasta local de seu computador.

    Warning.svg

    Ferramentas poderosas podem produzir desastres.
    Utilize a sincronização de pastas com muito cuidado.

    Vantagens e desvantagens de utilizar o cliente NextCloud para trabalho colaborativo

    Vantagens Desvantagens
    A sincronização automática é feita silenciosamente na retaguarda. Como qualquer pasta compartilhada, todas as alterações em seu conteúdo são propagadas para todos que sincronizam a mesma pasta do servidor. Deve-se ter um cuidado adicional ao editar ou excluir um arquivo e pastas, e se editar e salvar com frequência, exportar e executar outras operações de arquivos, todos os outros usuários receberão notificações, o que pode aborrecê-los.
    Quando um conflito ocorre (dois ou mais usuários editando o mesmo arquivo), o NextCloud salva cópias diferentes do conteúdo de cada cliente, não realizando a mesclagem das informações em um mesmo arquivo. É preciso resolver os conflitos manualmente.
    O usuário não precisa usar um navegador para fazer download e upload de capítulos e arquivos para o servidor NextCloud. A sincronização pode gerar grande volume de transferência de dados, logo, selecione as pastas que devem ser sincronizadas. Evite sincronizar dados que não sejam de seu interesse.
    Tudo é compartilhado com a equipe. Tenha domínio do que está sendo compartilhado nas pastas. Informações privadas ou sensíveis não devem ser disponibilizadas.


    Baixar e instalar o software cliente NextCloud

    Para Windows 7, 8, 10

    Visite a página dos Clientes NextCloud e baixe o instalador Windows.

    Faça um clique duplo no arquivo de instalação para começar.

    Para Linux

    A melhor forma para o Linux é baixar e instalar diretamente do canal da sua distribuição Linux.

    Se não for possível, visite a página do Clientes NextCloud e baixe o appimage do Linux. Prossiga com a instalação norma de um appimage de sua distribuição.

    Para macOS

    Visite a página Clientes NextCloud e baixe o instalador macOS.

    Configurar o software cliente do NextCloud

    Sincronização inteligente

    Uma sincronização sem os devidos cuidados por gerar um fluxo gigantesco de dados entre seu computador e o servidor da Fundação. Nem toda pasta precisa ser sincronizada.

    Abra o painel de controle do software cliente Nextcloud e selecione as pastas a sincronizar. Marque e desmarque as caixas correspondentes na árvore de pastas do servidor como indicado abaixo.

    NextCloud Client Control Panel

    Dicas e cuidados na sincronização

    • A sincronização é um processo lento porque depende da Internet.
    • Como os dados são enviados e recebidos da internet, o processo pode demorar segundos ou até mesmo minutos.
    • A sincronização é executada cada vez que o arquivo em seu disco local é alterado. Ou seja, o arquivo é sincronizado cada vez que é salvo.
    • Aguarde alguns segundos para garantir que o processo de sincronização esteja concluído antes de desligar ou suspender seu computador.
    • O software possui um indicador visual (ícone) na Barra de Tarefas do sistema. As ações de sincronização podem ser vistas lá.
    • Embora o software seja robusto e possa recuperar a maior parte da sincronização inacabada (incluindo as falhas de conexão), é melhor não correr riscos, garantindo que a sincronização esteja encerrada corretamente.