Extensão Copiar somente as células visíveis: tutorial de uso

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search


Entendendo o uso das funções Copiar e Colar

Antes de exemplificarmos o uso da função Copiar somente as células visíveis, é interessante conhecermos o tipo de situação onde ela pode ser útil.

Para isso, abra um novo arquivo de planilha e insira um conteúdo similar ao apresentado abaixo (lista de meses do ano):

Copy 1.png

Logo em seguida, selecione as linhas correspondentes aos mês de Fevereiro a Novembro (no nosso exemplo, as linhas de 3 a 12). Clique com o botão direito do mouse sobre algum dos números dentificadores de linha e escolha a opção Ocultar.

Copy 2.png

O resultado corresponderá à imagem abaixo:

Copy 3.png

Selecione, agora, as duas células que possuem conteúdo e clique no menu Editar ▸ Copiar O conteúdo a ser copiado será colocado em destaque com uma borda pontilhada.

Copy 6.png

Para completarmos o procedimento de cópia simples, clique em outra planilha, escolha uma célula qualquer e use o menu Editar ▸ Colar (ou o menu de contexto, como na figura abaixo) para colar o conteúdo selecionado na nova planilha:

Copy 7.png

Ao utilizar a cópia normal, o conteúdo colado inclui, também, as células ocultas.

Copy 8.png

Como você poderá notar, esse resultado é indesejado se o usuário quiser copiar somente as células visíveis.

Utilizando a função Copiar somente as células visíveis

Voltemos, então, à situação original antes do momento da cópia do conteúdo. Selecione as células de acordo com a imagem abaixo:

Copy 4.png

Agora, em vez de utilizar a função Copiar, clique no botão Copiar somente as células visíveis ou no menu Editar ▸ Copiar somente as células visíveis.

Copy 5.png

Por fim, clique em uma outra planilha, escolha uma célula qualquer e use o menu Editar ▸ Colar (ou o menu de contexto) para colar o conteúdo selecionado na nova planilha.

O resultado será a colagem do conteúdo visível nas células de origem.

Copy 9.png

Autor: Gustavo Pacheco, abril/2011.