Documentação/Funções do Calc

    From The Document Foundation Wiki
    This page is a translated version of the page Documentation/Calc Functions and the translation is 100% complete.


    Introdução

    A seção Funções do Calc da The Document Foundation Wiki é mantida pela Equipe de Documentação do LibreOffice e é um repositório para para informação técnica sobre as funções que estão disponíveis para os usuários do Calc. Estas funções são normalmente acessadas através da Assistente de Funções, mas podem ser acessadas por outros caminhos.

    O material apresentado nesta seção não substitui a informação correspondente nos arquivos de Ajuda do sistema e no Guia do Calc. O papel dessas páginas wiki é prover uma retaguarda adicional, explicações, imagens, desenhos, casos de uso, e dados que juntos dão uma descrição técnica mais abrangente das funções.

    Status

    No momento da composição desta introdução (janeiro de 2020), as páginas wiki de Funções do Calc estão em desenvolvimento. Elas serão preenchidas conforme a disponibilidade de tempo. Inicialmente, a página de cada função incluirá uma caixa informativa próxima ao topo, contendo o texto “Em construção. Por ora, consulte os arquivos de Ajuda do sistema.” Quando uma página tiver sido completamente preenchida e revisada, essa caixa informativa será removida.

    Diferentemente dos arquivos de Ajuda do sistema e do Guia do Calc, a seção Funções do Calc do wiki não será direcionada a uma build específica do software LibreOffice. Historicamente, funções não são normalmente removidas do software ou modificadas em funcionalidade (a não ser por correção de bugs) e novas funções são adicionadas tão logo fiquem disponíveis. As páginas wiki serão desenvolvidas para incluir novas funções quando houver trabalho voluntário para assim o realizar. Em cada atualização, as páginas refletirão as informações mais recentes disponíveis.

    Localizando Funções

    Cada função é descrita em uma página separada do wiki. Para acessar a página de uma função específica, use a tabela dinâmica na página Lista de funções. A tabela permite classificar e filtrar por nome de função e categoria.

    Estrutura das páginas de descrição de funções

    A informação para cada função é apresentada num formato comum sob os seguintes títulos:

    • Nome da função
    • Categoria
    • Resumo
    • Sintaxe
    • Retorna
    • Argumentos
    • Detalhes adicionais
    • Exemplos
    • Funções relacionadas do LibreOffice
    • Padrão ODF
    • Funções equivalentes do Excel

    Para apresentar uma descrição coerente, uma página wiki pode repetir algumas informações que já estão incluídas nos arquivos de Ajuda e no Guia do Calc.

    Sintaxe da função

    Todas as funções têm uma estrutura semelhante. Como um exemplo típico, a estrutura de uma função para localizar células em um banco de dados do Calc que correspondem a alguns critérios de pesquisa é:

     =DCOUNT(Banco de dados; Campo do banco de dados; Critérios de pesquisa)
    

    Uma função não pode existir por conta própria; deve sempre fazer parte de uma fórmula. Consequentemente, mesmo que a função represente a fórmula inteira, deve haver um sinal de = no início da fórmula. Onde as páginas dentro desta seção do wiki definem a sintaxe de uma função, o caractere de sinal = foi omitido por conveniência. Ele está incluído em qualquer fórmula de exemplo que faça referência à função.

    Independentemente de onde uma referência de função apareça em uma fórmula, essa referência começará com o nome da função, como DCOUNT no exemplo acima. Por tradição, os nomes das funções são inseridos inteiramente em letras maiúsculas, embora o Calc também os leia corretamente se estiverem em letras minúsculas ou mistas. Nesta seção do wiki, os nomes das funções são escritos em letras maiúsculas para maior clareza.

    Independentemente de onde uma referência de função apareça em uma fórmula, essa referência começará com o nome da função, como DCOUNT no exemplo acima. Por tradição, os nomes das funções são inseridos inteiramente em letras maiúsculas, embora o Calc também os leia corretamente se estiverem em letras minúsculas ou mistas. Nesta seção do wiki, os nomes das funções são escritos em letras maiúsculas para maior clareza.

    Um caractere específico é usado para separar os argumentos da função — geralmente o padrão é uma vírgula ou um ponto e vírgula (;), mas pode ser alterado para atender às suas próprias preferências por meio de Ferramentas ▸ Opções ▸ LibreOffice Calc ▸ Fórmula ▸ Separadores. Nesta seção do wiki, o ponto e vírgula é usado para separar os argumentos da função.

    Argumentos opcionais são indicados por colchetes ao redor do nome do argumento. Ao referir-se a uma função em uma fórmula, os argumentos marcados como opcionais podem ser omitidos somente quando nenhum argumento vem depois. Por exemplo, em uma função com quatro argumentos, onde os dois últimos argumentos são marcados como opcionais, você pode deixar de fora o argumento 4 ou os argumentos 3 e 4, mas não pode deixar de fora o argumento 3 apenas. Em muitos casos, se você omitir um argumento opcional, o Calc aplicará um padrão - esse padrão será específico da função.

    Abreviações

    Uma Lista de abreviações usada nas páginas wiki das Funções do Calc está disponível.

    Diretrizes para atualizar as páginas wiki das Funções do Calc

    Por favor, pedimos àqueles que estão atualizando as páginas nesta seção do wiki que leiam nossas Diretrizes e Dicas antes de fazer qualquer alteração.