Notas de Versão/7.3

    From The Document Foundation Wiki
    This page is a translated version of the page ReleaseNotes/7.3 and the translation is 95% complete.
    Outdated translations are marked like this.


    Writer

    Melhorias gerais

    • Os Hiperlinks agora podem ser anexados nas formas tdf#123626 (Samuel Mehrbrodt, allotropia)
    • As âncoras de notas de rodapé e notas de fim no final de um parágrafo, agora são tratadas exatamente como já foram tratadas no meio, para fins de pesquisa/substituição por expressões regulares, ou seja, correspondem a [\p{Control}] ou [:control:] expressão regular. Isso significa que elas precisam ser levadas em consideração ao combinar o texto com o final do parágrafo tdf#137737 (Mike Kaganski, Collabora)
    • Footnotes and endnotes are now listed in the Navigator. tdf#144788 (Jim Raykowski)
    • Introdução ao suporte a nível de lista em estilos de parágrafos do Writer postagem no blog (Miklos Vajna, Collabora)
    • Introdução aos estilos de caracteres e parágrafos vinculados. postagem no blog (Miklos Vajna, Collabora)

    Rastreamento de exclusão/inserção de linhas na tabela

    Adicionado suporte para visualização e gerenciamento de alterações na exclusão/inserção de tabelas e linhas.. (László Németh, NISZ)

    O suporte básico de rastreamento de alterações de tabela (introduzido pelo LibreOffice 7.2, consulte tdf#60382, tdf#79069) foi estendido para as seguintes melhorias:

    • Ocultar linhas e tabelas excluídas no modo Ocultar alterações em vez de mostrar células vazias tdf#144057
    • Mostrar tabelas e inserções de linhas de em ciano e exclusões em rosa no modo Mostrar alterações tdf#146120
    • Em Gerenciar Alterações, aceitar ou rejeitar a exclusão/inserção de tabelas ou linhas consecutivas com um único clique tdf#144270
    • Clicando em uma linha da tabela, aceite ou rejeite sua exclusão/inclusão tdf#146145
    • Adicionar dica às linhas da tabela com rastreamento de alterações tdf#146144
    • Rastrear a inclusão de linhas vazias em tabelas tdf#143358
    • Rastrear exclusão de linhas vazias em tabelas tdf#143359
    • Aceitar/rejeitar todas as alterações de texto/linha em uma tabela ou intervalo de células selecionado (não só as mudanças da primeira célula) tdf#147182
    Destaque em alterações de linha rastreadas e melhoria na janela de diálogo Gerenciar Alterações com novas alterações de tabela (linha)

    Rastreamento de movimentação de texto

    Durante o rastreamento de mudança, mostre o texto movido na cor verde e com tachado duplo ou sublinhado para acelerar a revisão. Adicione novas legendas com dicas e ícones na janela Gerenciar alterações para rastreamento de movimentação de texto. Elementos de lista reordenados ou ordem de parágrafo ou frase alterada são mais visíveis dessa maneira. O movimento rastreado é detectado ao mover para cima/baixo, arrastar e soltar, recortar e colar e exclusão + reescrita, também durante a importação ODT e DOCX (incluindo documentos criados com editores que não possuem suporte para rastreamento de movimentação de texto, como Google Docs ou a versão web do Microsoft Office). tdf#145233 tdf#145718 tdf#145719 tdf#145721 (László Németh, NISZ)

    Lista de rastreamentos ao mover para baixo, com nova legenda e novos icones na janela Gerencimaneto de Mudanças

    Outras melhorias no rastreamento de mudanças

    Relacionado a mudanças de formatação de parágrafos etc. (László Németh, NISZ).

    • Acompanhe mudanças de estilo de parágrafo tdf#144272
    • Fixada fórmula de cálculo para rastrear mudanças em tabelas tdf#39828
    • Acompanhar alterações: corrigido a exclusão da tabela na junção do parágrafo tdf#144058
    • Acompanhe as mudanças: mantenha o formato das dicas. Quando um texto tem várias configurações de formatação de caracteres ativadas e uma nova é aplicada com alterações controladas, apenas uma das configurações anteriores é restaurada ao rejeitar as alterações. tdf#144173
    • Acompanhe as mudanças de formato da palavra atual. Agora com o armazenamento da formatação de caractere direta original em uma linha vermelha "dados extras" para rejeição da alteração de formatação rastreada, se não houver seleção de texto, a formatação de caracteres será aplicada na palavra sob o cursor de texto. tdf#143939
    • Mostrar marcadores e alterações de numeração no item de lista movido, não no próximo. tdf#145068
    Um item de lista movido pela seta para baixo: mostra as alterações apenas em dois itens, não em quatro itens.
    • Corrigida a ordem de exclusões rastreadas na mesma posição. tdf#107292

    Desempenho

    • Aumento na velocidade de exportação de PDF de alguns documentos complexos tdf#125892 (Noel Grandin, Collabora)
    • Aumento na velocidade de carregamento de documentos RTL grandes tdf#64991 (Noel Grandin, Collabora)
    • Velocidade de renderização aprimorada com alguns documentos complexos 71429b93,d13b63a9 (Luboš Luňák, Collabora)

    Calc

    Melhorias gerais

    • A caixa de diálogo "Link para dados externos" (Planilha ▸ Link para dados externos...) agora lista as tabelas HTML na ordem em que aparecem na fonte. tdf#142600 (Andreas Heinisch)
    Lista de tabelas HTML no diálogo "Link para dados externos". O LibreOffice 7.3 (à direita) agora lista as tabelas na ordem em que aparecem na fonte. (LibreOffice 7.2 à esquerda.)
    • Os espaços em branco e a tabulação de caracteres em expressões de fórmula de célula, agora são preservadas na conversão entre os formatos de arquivo OOXML e ODF. No entanto, as guias não podem ser inseridas na interface do usuário, entrada da célula e são convertidas em um caractere de espaço. tdf#76310 (Eike Rathke, Red Hat)
    • A importação/exportação de CSV suporta uma configuração de separador de campo sep=; e "sep=;". Ao ler o CSV, o separador é obtido de um campo único inicial sep=; ou "sep=;" se esse for o único conteúdo da linha. A forma entre aspas é preservada como conteúdo de célula (sem aspas), da forma sem aspas o separador é descartado, pois contextualmente é um separador de campo real. Ao escrever CSV o conteúdo de uma única célula existente no canto superior esquerdo sep=; se essa for a única célula na linha é adaptado para o separador atual na forma entre aspas "sep=;" (Se as aspas/delimitadores de texto não estiverem vazios) e sempre usa o caractere de aspas duplas ASCII ". Se a linha que contém o sep=; não for importada como data (E, portanto, também não é preservado ao salvar novamente), então o número Da linha na caixa de diálogo deve ser definido como 2. tdf#117868 (Eike Rathke, Red Hat)
    • Uma nova opção Avaliar fórmulas na caixa de diálogo Importar e colar especial de CSV e texto em coluna, determina se as expressões de fórmula que começam com um caractere de sinal de igual = devem ser avaliadas como fórmulas ou importadas como dados textuais. Na string programática FilterOptions, este é o parâmetro 13th (token 12) com argumentos false ou true. tdf#114878 (Eike Rathke, Red Hat)
    • O autocompletar do Bash foi implementado no autoinput do Calc. tdf#145198 (Dennis Francis, Colaboração)
    Considere um exemplo dos seguintes dados em uma coluna:
    ABCD123xyz
    ABCD345qwel
    ABCD123pqr
    ABCD123xyz
    PQR
    
    Quando o usuário digitar A, mostrará a sugestão parcial BCD.
    O usuário pode aceitar a sugestão com a tecla seta para a direita, em seguida, o cursor será posicionado após a letra D, aguardando mais entradas. O usuário pode optar por não aceitar a sugestão digitando mais ou encerrando o modo de edição pressionando a tecla Esc.
    Se o usuário aceitar a sugestão BCD pela tecla seta para a direita e digitar 1, mostrará uma sugestão parcial de 23. O usuário pode aceitar pressionando a tecla seta para a direita.
    Se o usuário aceitar a sugestão na 3ª etapa e digitar x ele mostrará a sugestão final yz. Novamente o usuário pode optar por aceitar ou recusar a sugestão conforme mencionado na 1ª etapa.
    • O cursor da célula agora usa a cor de destaque do sistema em vez da cor da fonte padrão para melhorar a visibilidade tdf#142121 (Natalia Gavrilova)
    Observe que o cursor na célula C4 agora está usando a cor de destaque em vez da cor da fonte padrão
    • Suporte de filtro de Cor na caixa de diálogo "Filtro Padrão" tdf#143103 (Samuel Mehrbrodt, allotropia)
    O Filtro padrão suporta filtragem por cores
    • Consultas e filtros usando algumas operações baseadas em texto como 'contém' agora funcionam corretamente, mesmo com dados numéricos 0d1971a8 (Luboš Luňák, Collabora)
    • A localização rápida agora pesquisará valores em vez de fórmulas (a caixa de diálogo de pesquisa oferece as duas opções). tdf#102506 (Julien Nabet)
    • Disponível desde 7.3.1
      : Corrigido um bug que fazia as células da tabela serem colocadas incorretamente ao colar o conteúdo de uma tabela HTML. tdf#74577, tdf#92960 (Eike Rathke)
    • Diagonal borders are now accessible from "Toolbar > Borders" tdf#143919 (Bayram Çiçek)
    Diagonal down/up and criss-cross borders are accessible from "Toolbar > Borders"
    • Header and Footer can now be set independently between the first page and the rest, which improves consistency with Writer and interoperability with Microsoft Office. The setting "Same content on first page" can be found in the respective tabs in Format ▸ Page Style. (Daniel Arato, NISZ) tdf#142763

    Alteração nas funções de planilhas

    • A opção "Critérios de pesquisa = e <> devem ser aplicados a células inteiras" foi corrigida para aplicar corretamente nas funções de pesquisa quando desativada (tdf#139612). Para um melhor desempenho, é recomendável deixar a opção ativada, a menos que seja necessária a correspondência parcial de células. (Luboš Luňák, Collabora)
    • Agora se houver erro na função SE(), o valor do erro é propagado incondicionalmente. Anteriormente, um determinado caminho ELSE era executado, pois a condição nunca é TRUE em caso de erro, o que não era significativo, a menos que o ELSE fosse uma função de avaliação de erro como SEERRO() ou ERRO() ou outras funções SE...().
      Isso muda o comportamento de um efeito colateral não documentado, então pode quebrar expressões existentes que (involuntariamente?) dependiam disso. tdf#146377 (Eike Rathke, Red Hat)

    Desempenho

    • Aumento na velocidade na abertura de alguns arquivos XLSM tdf#95549 (Noel Grandin, Collabora)
    • Aumento na velocidade de inserção de gráficos grandes (para mais de 800.000 células) tdf#144052 (Noel Grandin, Collabora)
    • Aumento na velocidade de abertura de alguns arquivos XLSX tdf#130795 (Noel Grandin, Collabora)
    • Aumento na velocidade em funções de pesquisa em alguns casos tdf#139444,tdf#144249 (Luboš Luňák, Collabora)
    • Melhor uso de threads para cálculos no Calc a0e27322, 871d5fe3 (Luboš Luňák, Collabora)

    Impress & Draw

    Melhorias gerais

    • Adicionados tamanhos de tela compatíveis com PowerPoint em Slide ▸ Slide Properties... ▸ Slide ▸ Paper Format. "Widescreen" é o formato atual no PowerPoint, "On-screen show" é usado em versões anteriores do PowerPoint e no Google Slides. (veja aqui) Se você criar um arquivo com esses tamanhos, o arquivo exportado será tratado como um tamanho predefinido em vez de um tamanho de usuário. Ele também será tratado como um tamanho predefinido ao importá-lo. tdf#142286, tdf#142288 (Jun Nogata)
    • Descompartilhar propriedades de forma para o mesmo tipo antes da inclusão postagem do blog (Miklos Vajna, Collabora)
    • tdf#140321 (Regina Henschel)
      Wire Frame - Matt - Plastic - Metal
      A caixa de diálogo "3D-Settings" é aberta se você alternar uma forma para "Extrusão ligada". A caixa de diálogo tem uma lista suspensa "Superfície" com os itens "Quadro de arame", "Matt", "Plastic" e "Metal". Na versão antiga os itens "Matt", "Plastic" e "Metal" não faziam nada, mas o sólido era sempre renderizado como "Plastic". Agora você obtém superfícies diferentes. "Matt" é realmente fosco. "Metal" é semelhante a "Plástico", mas tem mais contraste.
    Infelizmente as versões antigas gravaram valores errados e inválidos no arquivo. Esses valores podem resultar em renderização indesejada agora. Para reparar essas formas, marque a forma, depois mude primeiro para o item "Matt" e depois para "Plastic" ou "Metal", respectivamente.

    Base

    Chart

    Math

    Núcleo / Geral

    • O LibreOffice agora pode gerar códigos de barras unidimensionais além dos códigos QR. tdf#141193 (Akshit Kushwaha)
    Caixa de diálogo QR e Barcode ao lado do código de barras inserido na página.
    • novo WebDAV/HTTP UCP baseado em libcurl. tdf#101094, tdf#102499 (Michael Stahl, alotropia; Giuseppe Castagno)
      • usando a pilha TLS nativa do sistema operacional Windows e macOS, para que os usuários agora possam gerenciar a confiança das CAs utilizando a interface de usuário.
    • As larguras das linhas de borda foram unificadas em todo o LibreOffice. tdf#48622 (Samuel Mehrbrodt, alotropia)
      • Os novos padrões são:
        • Linha fina (0,05pt)
        • Muito fino (0,5pt)
        • Fino (0,75pt)
        • Médio (1,5pt)
        • Grosso (2,25pt)
        • Extra grosso (4,5pt)
        • Valores personalizados ainda são possíveis
    Novos padrões de largura de linha
    • VCL graphics tests can be run from Tools ▸ Options ▸ LibreOffice ▸ View ▸ Run Graphics Tests. Blog post (Akshit Kushwaha, GSoC contributor)

    Desempenho

    • Corrigido um erro que estava tornando o texto CJK mais lento ao longo do tempo 5b38b574 (Luboš Luňák, Collabora)
    • Várias melhorias de renderização no backend para renderização baseado em Skia (Luboš Luňák, Collabora)
    • Pacotes binários oficiais agora são construídos usando Link-Time OptimizationWikipedia logo v3.svg, o que deve melhorar o desempenho geral (Luboš Luňák, Collabora)

    Ajuda do LibreOffice

    • Páginas de ajuda para a biblioteca de scripts ScriptForge (J.P. Ledure, A. Romedenne, R. Lima)
    • Os resultados da pesquisa foram centralizados no módulo atual do usuário tdf#123506 (Ross Johnson)
    • Mude de Fuzzysort para FlexSearch na pesquisa de índice [commit] (I. Lauhakangas)
    • Feche os menus de navegação ao clicar fora deles [commit] (I. Lauhakangas)

    Filtros

    Melhorias no filtro de importação/exportação de DOC

    Melhorias no filtro de importação/exportação de DOCX

    • Importação DOCX: Importação de lista/numeração melhorada tdf#141964 tdf#141966 (Justin Luth, SIL)
    • Hiperlinks anexados a formas agora são importados/exportados tdf#123626 (Samuel Mehrbrodt, allotropia)
    • Importação DOCX: Correção de permissão para edição tdf#89383 (Tünde Tóth, NISZ)
    • Exportação/importação de DOCX: Controle de mudança de estilo de parágrafo tdf#144272 (László Németh, NISZ)
    • Importação DOCX: Correção de índice de usuário e suporte de entrada de índice definido pelo código de campo \f. Esta é uma reformulação de um patch anterior. Agora a importação usa os campos de índice e entrada de índice com.sun.star.text.UserIndex e com.sun.star.text.UserIndexMark, que suportam o índice de usuário solicitado não apenas durante a viagem de ida e volta do DOCX e OpenDocument, mas também de sua execução. Funcionalidade de tempo, os vários índices definidos pelo usuário tdf#77051 (László Németh, NISZ)
    • Importação DOCX: Manipular o ZOrder de objetos de gráfico tdf#144798 (Miklos Vajna, Collabora)

    Melhorias no filtro de importação/exportação de XLSX

    • Importação XLSX: Diminuição na altura da linha para arquivos XLSX criados pelo MS Office tdf#144642 (Attila Szűcs, NISZ)
    • Exportação XLSX: Agora o recuo da célula não aumenta a cada salvamento tdf#130104 (Kevin Suo)
    • Importação XLSX: Correção de permissão para edição tdf#115933 (Tünde Tóth, NISZ)
    • Importação/exportação XLSX: Correção de permissão para edição. A senha para edição não foi solicitada, também não foi exportada em documentos XLSX. tdf#118938 (Tünde Tóth, NISZ). Agora é exportado no Calc usando as seguintes etapas, também verificadas antes da edição:
      • Em Arquivo->Salvar como, escolha o formato Excel 2007–365 (.xlsx);
      • habilite a caixa de seleção "Salvar com senha" e clique em Salvar;
      • na caixa de diálogo "Definir senha", clique em "Opções" e ative a caixa de seleção "Abrir arquivo somente leitura" e digite uma senha para edição (ou seja, pule a senha para abrir).
    • Botões do Calc com macros: Melhor suporte a XLSX postagem do blog (Miklos Vajna, Collabora)
    • Importação/exportação de gráfico OOXML: Rótulos de gráfico do intervalo de células tdf#143942 (Dennis Francis, Collabora)
    • Importação/exportação de gráfico OOXML: Incrementos na categorias de data do gráfico - suporte aprimorado para formatação, dimensionamento e seleção de intervalo (mín./máx.), f547cf17 (Dennis Francis, Collabora)

    Melhorias no filtro de importação/exportação de PPTX

    • Exportação PPTX: Interações fixas e hiperlinks em imagens tdf#124232 (Tibor Nagy, NISZ)
    • Importação PPTX: Agora o Impress não descarta a senha de arquivos PPTX somente leitura tdf#144943 (Tünde Tóth, NISZ)
    • Importação PPTX: Corrigir hiperlinks em formas tdf#144616 (Tibor Nagy, NISZ)
    • Importação PPTX: Corrigir hiperlinks em imagens tdf#141704 (Tibor Nagy, NISZ)
    • Corrige a importação incorreta de rodapés em slide de arquivos PPTX tdf#142221 (Sarper Akdemir, Collabora)
    • Faça os rodapés dos slides serem exportados para PPTX tdf#59323 (Sarper Akdemir, Collabora)

    Outros

    • A extensão de arquivo TXT não está mais associada ao formato de arquivo T602, que costumava levar a detecções incorretas em alguns casos (Jan Holešovský, Collabora)

    Interface Gráfica de Usuário

    Geral

    • As linhas onduladas que indicam problemas de ortografia ou gramática foram aprimoradas para serem mais discerníveis em telas de alta resolução. Agora, eles corresponderão ao nível de zoom do documento em vez de ficarem finos incondicionalmente. tdf#70519 (Heiko Tietze, TDF)

    Temas de ícones

    • Ajustes nos ícones do Colibre relacionados a gráficos, salvamento, formatação e desfazer/refazer. (Rizal Mutaqin)

    Localização

    Note pin.svg

    Se você fala um idioma ameaçado de extinção e quer nos ajudar a alcançar nossos objetivos de fornecer ferramentas gratuitas para todas as pessoas do planeta, ajude a traduzir nosso software.

    Novos idiomas/localidades com dados da localidade

    Disponível como idioma padrão do documento e para formatação específica de localidade.

    Available as default document language and for locale-specific formatting.

    • English (Israel) {en-IL}. tdf#145173 (Eike Rathke, Red Hat)

    Idiomas adicionados na lista de idiomas

    Disponível para atribuição de texto.

    • Klingon, tlhIngan Hol {tlh}. tdf#143946 (Eike Rathke, Red Hat)
    • Interslavic Latin {art-Latn-x-interslv} e Interslavic Cyrillic {art-Cyrl-x-interslv}. tdf#145853 (Eike Rathke, Red Hat)

    Melhorias na ferramenta de revisão e suporte aos idiomas

    • As entradas de idioma nas caixas de listagem de idioma criadas pelo corretor ortográfico ou dicionários de hifenização ou extensões que suportam idiomas sem uma entrada de caixa de listagem de idioma predefinida agora são exibidas usando um nome de idioma/localidade possivelmente traduzido obtido da biblioteca ICU (International Components for Unicode). Anteriormente, essas entradas eram exibidas como tags de idioma entre colchetes, por exemplo {en-SG}. (Eike Rathke, Red Hat)
    • O húngaro antigo tem suporte para transliteração de texto completo: Tools ▸ AutoCorrect ▸ Apply e Tools ▸ AutoCorrect ▸ Apply and Edit Changes transliteram texto húngaro da direita para a esquerda para o húngaro antigo (Somente se o estilo de parágrafo do texto for Estilo de parágrafo padrão). tdf#143176 (László Németh). Mais informações em Release Notes 7.0
    • Adicionado dicionário de sinônimos em português do Brasil (pt-BR) (Olivier Hallot)

    Scripting

    As bibliotecas do ScriptForge

    Uma coleção extensível e robusta de recursos de script de macro para o LibreOffice ser chamado a partir de scripts básicos ou scripts Python do usuário. (Jean-Pierre Ledure)

    As bibliotecas expõem um total de 23 serviços, cada um com vários métodos e propriedades.

    Novidades no LibreOffice 7.3:

    • O (novo) Serviço de carta, para definir documentos de carta armazenados em planilhas do Calc. A maioria dos parâmetros disponíveis na interface do usuário pode ser definida por script.
    • O (novo) serviço PopupMenu, para descrever o menu a ser exibido após um evento do mouse (Normalmente um clique com o botão direito). O menu pode conter itens usuais, caixas de seleção ou botões de opção. Cada item pode ser decorado com ícones e dicas.
    • Gerenciamento de impressoras: Lista de fontes e impressoras, opções de impressora, impressão de documentos.
    • Exportação de documentos para PDF e gerenciamento de opções para PDF.
    • As caixas de diálogo podem hospedar controles de tabela. Forneça dados tabulares, os dados são exibidos com cabeçalhos e botões de classificação. A linha selecionada é retornada pela propriedade Value.
    • Títulos, dicas de ferramentas, listas, caixas de combinação ou rótulos de diálogos podem ser traduzidos dinamicamente com base nas ferramentas fornecidas no serviço L10N.
    • O serviço do Calc foi aprimorado com facilidades para identificar intervalos de células quando seu tamanho é desconhecido, após a importação dos dados, e aplicar fórmulas com referências absolutas e relativas sobre eles.
    • Todo o conjunto de serviços é disponibilizado para scripts Python com sintaxe e comportamento idênticos ao Basic.
    • A versão em inglês da documentação das bibliotecas do ScriptForge (7.3) está totalmente integrada nas páginas de ajuda do LibreOffice (https://help.libreoffice.org/7.3/en-US /text/sbasic/shared/03/lib_ScriptForge.html?DbPAR=BASIC). A tradução para outros idiomas está em andamento. (Alain Romedenne, Rafael Lima)

    BASIC

    • Up to and including LibreOffice 7.2, missing optional procedure arguments would be treated as an object of type Error, with error code '448', which would be coerced to e.g. numerical value '448' or boolean true in expressions depending on expression context. This now raises an error, as expected tdf#144353. In particular, expressions like "if IsMissing(FOO) or FOO" used to work "by accident", but now don't any more.

    Python

    Alterações no VBA

    Compatibilidade entre plataformas

    Mac

    • O LibreOffice 7.3 requer o macOS 10.12 ou superior para ser executado.
    Devido à política da Apple em relação aos recursos da biblioteca padrão C++, o requisito mínimo de versão do macOS será expandido no futuro da seguinte forma:
    • Lançamento em agosto de 2022 → 10.13 High Sierra
    • Lançamento em fevereiro de 2023 → 10.14 Mojave
    • Lançamento em agosto de 2023 → 10.15 Catalina
    • Um backend de renderização baseado na biblioteca Skia agora é usado também no macOS [1] (Luboš Luňák, Collabora)

    Windows

    • As interfaces IAccessibleTable2 e IAccessibleTableCell da especificação IAccessible2 foram implementadas (839dbf9e, 97a88e30 (Michael Weghorn)

    Mudanças na API

    • As funções C rtl_str_toFloat, rtl_str_toDouble, rtl_ustr_toFloat e rtl_ustr_toDouble, e as funções membro C++ rtl ::OString::toFloat, rtl::OString::toDouble, rtl::OUString::toFloat e rtl::OUString: :toDouble não aceita mais um “+” ou “-” assinar antes de “NaN” ao analisar o estilo XML Schema– Not a Number. (Mas eles ainda aceitam um sinal opcional “+” ou “-” antes do legado “1.#NAN&rdquo ; notação.) 9d27a44e
    • Suporte para funcionalidade osl_demultiplexSocketEvents , todas obsoletas, foram removidas da API UNO C/C++. db392a8a

    Mudanças na API UNO

    • com.sun.star.resource.XLocale foi removido. a74d15ad
    • Dentro com.sun.star.i18n, vários membros enum foram renomeados (para não utilizar identificadores reservados): 04af4e4f
      • Dentro com.sun.star.i18n.TransliterationModules:
        • de ignoreTraditionalKanji_ja_JP para IgnoreTraditionalKanji_ja_JP
        • de ignoreTraditionalKana_ja_JP para IgnoreTraditionalKana_ja_JP
        • de ignoreMinusSign_ja_JP para IgnoreMinusSign_ja_JP
        • de ignoreIterationMark_ja_JP para IgnoreIterationMark_ja_JP
        • de ignoreSeparator_ja_JP para IgnoreSeparator_ja_JP
        • de ignoreZiZu_ja_JP para IgnoreZiZu_ja_JP
        • de ignoreBaFa_ja_JP para IgnoreBaFa_ja_JP
        • de ignoreTiJi_ja_JP para IgnoreTiJi_ja_JP
        • de ignoreHyuByu_ja_JP para IgnoreHyuByu_ja_JP
        • de ignoreSeZe_ja_JP para IgnoreSeZe_ja_JP
        • de ignoreIandEfollowedByYa_ja_JP para IgnoreIandEfollowedByYa_ja_JP
        • de ignoreKiKuFollowedBySa_ja_JP para IgnoreKiKuFollowedBySa_ja_JP
        • de ignoreSize_ja_JP para IgnoreSize_ja_JP
        • de ignoreProlongedSoundMark_ja_JP para IgnoreProlongedSoundMark_ja_JP
        • de ignoreMiddleDot_ja_JP para IgnoreMiddleDot_ja_JP
        • de ignoreSpace_ja_JP para IgnoreSpace_ja_JP
        • de smallToLarge_ja_JP para SmallToLarge_ja_JP
        • de largeToSmall_ja_JP para LargeToSmall_ja_JP
      • Dentro com.sun.star.i18n.TransliterationModulesNew:
        • de ignoreTraditionalKanji_ja_JP para IgnoreTraditionalKanji_ja_JP
        • de ignoreTraditionalKana_ja_JP para IgnoreTraditionalKana_ja_JP
        • de ignoreMinusSign_ja_JP para IgnoreMinusSign_ja_JP
        • de ignoreIterationMark_ja_JP para IgnoreIterationMark_ja_JP
        • de ignoreSeparator_ja_JP para IgnoreSeparator_ja_JP
        • de ignoreZiZu_ja_JP para IgnoreZiZu_ja_JP
        • de ignoreBaFa_ja_JP para IgnoreBaFa_ja_JP
        • de ignoreTiJi_ja_JP para IgnoreTiJi_ja_JP
        • de ignoreHyuByu_ja_JP para IgnoreHyuByu_ja_JP
        • de ignoreSeZe_ja_JP para IgnoreSeZe_ja_JP
        • de ignoreIandEfollowedByYa_ja_JP para IgnoreIandEfollowedByYa_ja_JP
        • de ignoreKiKuFollowedBySa_ja_JP para IgnoreKiKuFollowedBySa_ja_JP
        • de ignoreSize_ja_JP para IgnoreSize_ja_JP
        • de ignoreProlongedSoundMark_ja_JP para IgnoreProlongedSoundMark_ja_JP
        • de ignoreMiddleDot_ja_JP para IgnoreMiddleDot_ja_JP
        • de ignoreSpace_ja_JP para IgnoreSpace_ja_JP
        • de smallToLarge_ja_JP para SmallToLarge_ja_JP
        • de largeToSmall_ja_JP para LargeToSmall_ja_JP
      • Dentro com.sun.star.i18n.UnicodeScript:
        • de k_CJKUnifiedIdeographsExtensionA para kCJKUnifiedIdeographsExtensionA

    Mudanças nas configurações

    Alterações no SDK