Perfil do Usuário no LibreOffice

From The Document Foundation Wiki
Jump to: navigation, search

O perfil do usuário é uma pasta onde todos os dados relacionado ao usuário (extensões, dicionários personalizados, modelos, etc) são mantidos. Esta pasta não é eliminada quando o LibreOffice é desinstalado ou atualizado, preservando as personalizações (e os erros de perfil !!!!) do usuários.

Recomendações preliminares

Antes de modificar seu perfil de usuário, faça primeiro um backup!. Pode ser que suas modificações não mostrem os efeitos desejados e pode ser necessário voltar ao perfil anterior, ou talvez os desenvolvedores do LibreOffice lhe peçam para enviar o perfil para análise ou reparo de bugs. Não tenha pressa de descartar seu perfil antigo.

Um conserto para o bug tdf#53583, "Helper tool collecting user configuration", pode tornar mais fácil para os usuários escreverem um relato de bug sobre perfis de usuário corrompidos (assim não seria necessário fazer backups de perfis).

Local do perfil do usuário

Local baseado em Ferramentas  ▸ Opções ▸ LibreOffice ▸ Caminhos

Você pode encontrar o local do seu perfil consultando Ferramentas ▸ Opções ▸ LibreOffice ▸ Caminhos; A maioria das pastas indicadas ali estão dentro do perfil do usuário.

Local padrão

Segue o local padrão do perfil do usuário, que pode ser diferente a depender de seu sistema operacional e versão do LibreOffice.

NOTA: daqui em diante, <user name> representa o nome usdo no login do sistema. Significa o nome da sua conta no computador, sem relação com o LibreOffice.

NOTA: estas pastas são ocultas, você deverá ativar a opção de visualizar pastas ocultas de seu sistema operacional para poder vê-las.

Windows

Para os usuários do Windows:

  • Antes do Vista: \Documents and Setting\<user name>\Application Data\libreoffice\4\user   (LibreOffice 4)
  • Antes do Vista: \Documents and Setting\<user name>\Application Data\libreoffice\3\user   (LibreOffice 3)
  • Vista em diante: %appdata%\libreoffice\4\user   (LibreOffice 4)
  • Vista em diante: %appdata%\libreoffice\3\user   (LibreOffice 3)

Numa instalação normal do Windows, estes arquivos estão no drive C:\. NOTA: dependendo da versão do Windows instalada, a pasta "Application Data" pode estar traduzida.

GNU/Linux

Para usuários de For GNU/Linux:

  • /home/<user name>/.config/libreoffice/4/user   (LibreOffice 4)
  • /home/<user name>/.config/libreoffice/3/user   (LibreOffice 3 após o 3.5.0)
  • /home/<user name>/.libreoffice/3/user   (antes de LibreOffice 3.5.0)

NOTA: Estas são as pastas para os pacotes oficiais do LibreOffice distribuídos pela The Document Foundation; se estiver usando as versões da sua distribuição Linux, este caminho pode ser ligeiramente diferente.

Mac OS X

Para usuários de Mac:

  • /Users/<user name>/Library/Application Support/libreoffice/4/user   (LibreOffice 4)
  • /Users/<user name>/Library/Application Support/libreoffice/3/user   (LibreOffice 3)

LibreOffice Portátil

Para usuários do LibreOffice Portátil:

  • LibreOfficePortable\Data\settings\

Resolver problemas de corrupção no perfil do usuário

Sempre existe a possibilidade de corromper o perfil do usuário (por exemplo após um corte de luz com o LibreOffice aberto) ou qualquer arquivo dentro dele. Se notar um comportamento estranho no LibreOffice, ou simplesmente ele falhar em iniciar, a primeira coisa a fazer é redefinir o perfil do usuário. Para fazer isso, siga os passos abaixo:

  • Depois de fechar completamente o LibreOffice (incluindo o "Iniciador rápido" na bandeja do sistema) renomeie a pasta de seu perfil de usuário (mudando por exemplo, de "user" para "user-old"). Não é preciso excluir esta pasta: de fato, há uma possibilidade de recuperar material seu (por exemplo, modelos de documentos).
  • Reinicie o LibreOffice: um novo perfil padrão será gerado.
  • Verifique se o problema foi resolvido.
    • Se o problema persistir, você pode restaurar o perfil antigo por que ele não é a fonte do problema. Para restaurar o perfil antigo, exclua o novo e renomeie o perfil antigo (user-old) para o nome certo (user).
    • Se o problema estiver resolvido, algum arquivo de seu perfil está corrompido... mas não necessariamente todos. Você pode substituir os arquivos um por um dentro do seu perfil pelos antigos (reiniciando o LibreOffice a cada vez que mudar um arquivo, inclusive o Iniciador rápido) para chegar ao arquivo que causou o problema.

Conteúdo do perfil do usuário

Dentro do perfil do usuário há muitas pastas especiais:

  • autocorr: a tabela de substituição que pode ser configurada em Ferramentas ▸ Opções da autocorreção
  • autotex: Autotextos criados pelo usuário em Edita ▸ Autotexto.
  • backup: os arquivos de backup ao ativar a opção "Sempre criar uma cópia backup" em Ferramentas ▸ Opções ▸ Carregar/Salvar ▸ Geral.
  • basic: todas as macros do usuário.
  • config: alguns arquivos de configuração.
  • database: os bancos de dados registrados.
  • gallery: sua galeria pessoal (Ferramentas ▸ Galeria).
  • psprint: possivenmente utilizado para exportar PDF. (se alguém souber, edite esta linha).
  • registry: contém a maior parte dos arquivos de configuração.
  • Scripts: contém as pastas opcionais para scripts definidos pelo usuário: beanshell, java, javascript e python. (por exemplo, os scripts em: Ferramentas ▸ Macros ▸ Organizar macros ▸ python ▸ Minhas macros)
  • store: ?? (se alguém souber, edite esta linha).
  • temp: possivelmente arquivos temporários (se alguém souber, edite esta linha)
  • template: modelos de documentos personalizados (Arquivo ▸ Modelos ▸ Organizar ▸ Meus modelos)
  • uno_packages: extensões instaladas pelo usuário.
  • wordbook: dicionários personalizados.

Algumas extensões (como a OOoLatex) podem adicionar outras pastas.

NOTA: além do perfil do usuário, o LibreOffice considera a configuração de todos os usuários na pasta da instalação do sistema (por exemplo, /opt/libreoffice/share no Linux para o pacote "oficial" do LibreOffice, ou \Program files\libreoffice\share no Windows)

Mudar o local do perfil do usuário

Indicamos acima o local do perfil do usuários em vários sistemas. Este local pode ser mudado ao editar um arquivo cujo nome depende do sistema operacional considerado:

  • bootstraprc em sistema *nix
  • bootstrap.ini no Windows

O arquivo se encontra em:

  • /opt/libreoffice/program/bootstraprc no Linux
  • <installation-folder>\program\bootstrap.ini no Windows

Mudar o perfil do usuário pode ser útil para manter várias versões do LibreOffice simultaneamente (por exemplo para testar o desenvolvimento e reportar bugs Reportar bugs), ou num ambiente de negócios para definir vários usuários com o mesmo perfil. Para modificar o diretório onde o perfil de usuário será criado, você precisa editar a variável "UserInstallation".

O valor padrão desta variável é

UserInstallation=$SYSUSERCONFIG/<pasta do perfil do usuário>

onde <pasta do perfil do usuário> depende do sistema operacional (veja #Local do perfil do usuário):

$SYSUSERCONFIG refere-se ao diretório onde os dados da conta do computador estão armazenados, não se trata de um diretório específico do LibreOffice. Por exemplo, representa /home/<user name> nos sistemas Linux ou \Users\<user name> no Windows Vista.

NOTA: antes de mudar esta pasta, você deve sair por completo do LibreOffice incluindo o iniciador rápido na bandeja do sistema

Por exemplo, em sistemas Linux, você pode mudar

UserInstallation=$SYSUSERCONFIG/.libreoffice/3

por

UserInstallation=$SYSUSERCONFIG/.New_directory

para uma mudança "local" ou

UserInstallation=file:///home/One_Folder/.One_Place

de forma que o perfil do usuário é compartilhado com todos os usuários do sistema.

Também é possível usar os seguintes parâmetros para sobrescrever o diretório do perfil do usuário: soffice -env:UserInstallation=file:///tmp/foobar

Reutilizar perfis de usuário

Um perfil de usuário só deve servir a um único processo do LibreOffice. (internamente, se um usuário iniciar vários processos LibreOffice, todos acessarão os mesmos dados do perfil do usuário; somente o primeiro processo fará o trabalho real como abrir documentos para edição, e os processos adicionais passarão seus argumentos da linha de comando para o primeiro processo processar). Especialmente, não reutilize um perfil de usuário em outras contas do computador, ou entre computadores.

Versões diferentes do LibreOffice podem armazenar diferentes tipos de dados nos respectivos perfis de usuário. Se uma nova versão do LibreOffice não encontrar o local padrão da versão, ela buscará perfis existentes das versões antigas do LibreOffice ou OpenOffice.org em locais conhecidos e migrará os dados conhecidos para a novo local. Se forçar a versão do LibreOffice a usar um perfil de uma outra versão, poderão ocorrer efeitos indesejados.