Língua e localização em Português

    From The Document Foundation Wiki

    O LibreOffice em Português

    Tradução do LibreOffice

    A equipa de tradução tem como função traduzir toda a interface e a ajuda do LibreOffice para português de Portugal. Atualmente, está a ser usada a plataforma de tradução Pootle da The Document Foundation.
    A equipa é constituída pelos seguintes membros:

    • Sérgio Marques [Coordenador]
    • Carlos Moreira [Tradutor]
    • Adriano Afonso [Revisão]
    • Pedro Albuquerque [Tradução e manutenção do sítio web]
    • Alfredo Silva [Tradutor]

    A plataforma está acessível a partir do sítio:

    Documentação

    Atualmente não existe equipa de documentação. Está a ser desenvolvido um Manual Aberto TIC e LibreOffice com base na documentação existente e que irá servir de apoio neste momento ao LibreOffice. Toda a ajuda e contribuição será bem vinda.

    Corretor ortográfico e dicionário de sinónimos para Português de Portugal

    Utiliza os dicionários Hunspell disponibilizados pelo Projeto Natura. A versão do dicionário atualizada para as regras do Acordo Ortográfico foi executada em colaboração entre o Projeto Natura e o ILTEC, garantindo deste modo a sua conformidade com o Vocabulário Ortográfico do Português.

    Os corretores ortográficos e dicionário de sinónimos mais atualizados para LibreOffice e produtos da Mozilla Foundation, como o Firefoxou o Thunderbird, estão disponíveis nos seguintes sítios:


    Correções e sugestão de novas palavras

    Para a indicação de erros nos dicionários ou sugestões de novas palavras, utilize o formulário de sugestão do WebJspell do Projeto Natura. Contribua, todos ganhamos.


    FLiP para LibreOffice

    FLiP para LibreOffice

    O FLiP para LibreOffice é a versão do pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita para o português de Portugal, da Priberam, compatível com o LibreOffice e o OpenOffice. Inclui um corretor ortográfico, um corretor gramatical, nove dicionários temáticos, léxicos para as variedades do português, um dicionário de sinónimos e um hifenizador. Permite utilizar ou não o novo Acordo Ortográfico. Para uma descrição pormenorizada destes módulos consulte o sítio da FLiP:


    Revista LibreOffice

    Conheça este projeto brasileiro, e veja como a Revista LibreOffice é desenvolvida e saiba como pode colaborar. A revista é totalmente feita com as ferramentas do pacote LibreOffice, desde os textos iniciais até ao formato final e conversão para o formato PDF. Os temas das edições, bem como os artigos publicados são feitos por voluntários da comunidade e convidados. Os artigos de fontes estrangeiras são traduzidos pela equipa de tradução, que também é responsável pela tradução de textos para as edições em inglês, que serão produzidas em breve.